por Beatriz Helena
A gravidez requer alguns cuidados e mudanças mas, a prática sexual na maioria das vezes não é uma delas porque não traz problema nem para a mãe e tampouco para o feto. Mas, e ele? Será que dentro do útero o bebê sente quando a mãe faz sexo?
Pode fazer sexo na gravidez?
De acordo com a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, mulheres com gestações de baixo risco podem transar desde o começo sem nenhum impedimento. Já aquelas de alto risco ou que foram submetidas à fertilização artificial devem aguardar o fim do primeiro trimestre.
Para sempre ter certeza de que tudo está correndo bem, a médica recomenda que a qualquer sinal de dor, a atividade seja suspensa. Além disso, sinais de sangramento ou corrimentos anormais devem ser imediatamente avaliados por médicos em unidades de pronto atendimento.
O que o bebê sente quando a mãe tem relação?
Se o sexo é uma atividade que mexe com uma série de atividades funcionais do organismo, então certamente ele influi também no ambiente uterino. “É claro que estamos sempre supondo porque, afinal de contas, ainda não foi feito nenhum estudo que colocasse medidores nas mulheres durante as relações sexuais. Mas, o feto pode sentir indiretamente a atividade sexual da mãe sim”, explica a obstetra.
Movimentação
Todos os movimentos mais bruscos feitos pela mãe podem ser sentidos pelo feto que, como está la dentro, acaba se mexendo também. Por isso, posições menos estáveis podem funcionar como um chacoalhão para ele. Mas, mamãe e papai podem ficar tranquilos. Segundo Flávia, isto não é um problema e o desejo não precisar ser podado pela insegurança.
Batimento cardíaco
O batimento cardíaco da mãe também causa uma sensação diferente para o feto. “Com os batimentos acelerados, a tendência é que a região genital e uterina receba mais sangue e isso gere algumas contrações. Mas em gestações de baixo risco isso não é nenhum problema porque o corpo é esquematizado para contornar essas contrações sem nenhum prejuízo para a continuidade da gravidez”, tranquiliza a ginecologista.
Liberação de hormônios
Três hormônios são liberados durante o sexo. A ocitocina e a adrenalina são responsáveis pela aceleração do batimento cardíaco do feto. Já a dopamina, de acordo com a médica, não passa pela placenta e, portanto, não causa nenhum efeito.
Orgasmo
E finalmente o orgasmo. Sim! O feto também recebe sinais diferentes quando a mulher chega ao orgasmo. “Os hormônios e os batimentos cardíacos causam as contrações e elas funcionam como um abraço bem, bem, bem apertado no bebê. Mas é muito tranquilo porque ele já está preparado para ficar apertadinho”, finaliza Flávia.
Fonte: bolsa D E M U L H E R
Verbratec© Desktop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário