segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médicos de Lula dizem que tumor tem agressividade média e descartam cirurgia


RIO - A equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, que está descartada neste momento a cirurgia para a retirada do tumor na laringe do paciente. A biópsia feita no fim de semana confirmou que o tumor de Lula é do tipo mais comum, está em estágio intermediário e tem agressividade média. Segundo Dr. Paulo Hoff, a radioterapia acontecerá de três a quatro semanas depois da quimioterapia, que costuma durar sete semanas. Todo o tratamento terminará em fevereiro.

- Não há cirurgia no cronograma de tratamento - disse Hoff, descartando a intervenção neste momento.

Somente se o tumor não responder bem à quimioterapia, poderá ser feita a cirurgia para preservar a voz de Lula.

- Mas pela localização do tumor, ele tem chance grandes de não precisar da operação - disse o médico.

Após dois ciclos de quimioterapia, os médicos poderão avaliar se o ex-presidente responderá bem ao tratamento, o que deve acontecer em aproximadamente 40 dias. No domingo, em entrevista ao programa "Fantástico", da TV Globo, o médico Roberto Kalil disse que, pela avaliação dos oncologistas, a chance de recuperação de Lula é de 80%.

Ex-presidente deve ter alta somente na terça-feira
Lula colocou um catéter na altura do tórax que vai permitir que medicamentos quimioterápicos sejam inseridos em seu organismo.

Hoje foi a primeira sessão de três de quimioterapia a que Lula será submetido. Haverá um intervalo de 21 dias entre elas.

Um medicamento foi aplicado nesta segunda-feira e um outro será recebido ao longo das próximas 120 horas, quando ele já estiver em casa, por meio de uma sonda. Entre a segunda e terceira sessão haverá uma avaliação médica.

Mesmo depois de curado o tumor, Lula precisará fazer exames periódicos para descartar a volta do câncer:

- A fase de maior risco são nos dois primeiros anos. Depois de cinco anos, poderemos falar que o paciente está curado desse tipo de câncer - disse o médico Luiz Paulo Kowalski, na coletiva desta segunda.

Lula recebe a visita da presindete Dilma
Lula recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff no início da noite desta segunda-feira. A presidente,que antecipou em duas horas o horário do embarque para São Paulo, onde tem agenda oficial, chegou ao Sírio e Libanês acompanhada do secretário da presidência Gilberto Carvalho.

Mais cedo, o ministro da Fazenda Guido Mantega e o empresário e advogado Roberto Teixeira também foram ao hospital para uma visita. Mantega entrou pela porta dos fundos, evitando o assédio da imprensa, e Teixeira deixou o local apressado sem falar com os jornalistas.

Segundo integrantes do Instituto Cidadania, o ex-presidente torceu pelo Corinthians no fim de semana, mas sem gritar e teve recomendações médicas de falar pouco. Ele foi informado de que importantes líderes políticos internacionais telefonaram para desejar boa recuperação, entre eles, os presidentes Cristina Kichner (Argentina), Hugo Chavez (Venezuela) e Raul Castro (Cuba). Nesta segunda, o presidente do Uruguai, José Mujica, enviou mensagem de solidariedade ao ex-presidente.

No domingo, passado o choque do diagnóstico, o ex-presidente viveu um dia de ansiedade , à espera da internação e do início do tratamento . Evitou os amigos, mesmo os mais íntimos, e cercou-se da mulher, dos filhos e dos netos.

Mãe e irmãos de Lula tiveram câncer
Lula recebeu o diagnóstico de câncer na laringe com o susto de quem já sofreu com essa doença na família. Sua mãe, dona Lindu, morreu em um hospital público com câncer de útero. Em junho, a irmã mais velha de Lula, Marinete, morreu de câncer no pulmão. Um de seus irmãos, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o ex-presidente enfrenta agora e curou-se. O médico que tratou Jaime faz parte da equipe que cuidará do ex-presidente. É o oncologista Luiz Paulo Kowalski. Para Kalil, esse passado familiar pode, sim, ter influenciado no desenvolvimento da doença.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.