domingo, 7 de outubro de 2012

Menino que caiu do 5º andar de colégio tradicional do Rio morreu neste domingo


Ele estava internado no Souza Aguiar com traumatismo craniano

Morreu na manhã deste domingo (7) o menino de 12 anos que caiu no quinto andar do Colégio de São Bento, no centro do Rio, no dia 28 do mês passado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde. O garoto estava internado no Hospital Souza Aguiar. João Pedro Plastina sofreu traumatismo craniano e danos no baço.

Na sexta-feira (5) a polícia decidiu ouvir novamente o depoimento do inspetor que viu o menino cair do prédio. A decisão foi tomada depois que o delegado- titular da Delegacia da Praça (1ª DP), José Afonso Mota, ouviu orientadora educacional da instituição e o último professor a dar aula para o menino antes da queda.

Segundo o professor, o menino era mais lento que o restante da turma e tinha dificuldades de copiar a matéria do quadro. Na sexta-feira (28), dia em que ele caiu, a criança teria permanecido um pouco mais de tempo na sala para terminar um exercício. Ao menos outros três alunos também ficaram no local enquanto o professor saiu.

— A aula já tinha acabado e ele deixou a criança na sala com outros três ou quatro alunos, mas, inicialmente, nós pensávamos que ele tinha saído com os estudantes. Agora vamos ter a necessidade de ouvir os alunos que estavam com ele na sala para saber o rumo que cada um tomou e onde ele se escondeu, porque certamente ele se escondeu.

Sobre o desempenho escolar da criança, o professor classificou de médio e disse que suas notas oscilavam entre seis e oito.

O delegado Mota admitiu que a vigilância sobre os meninos maiores é menor e que , depois das aulas, as crianças com mais idade costumam descer sozinhas pelas escadas.

— A vigilância para eles é um pouco menor porque eles já têm um pouco mais de idade. Os alunos de seis a sete anos de idade, eles controlam mais. Acompanham até lá embaixo. Mas, como eles já são pré-adolescentes, se dirigem sozinhos para o corredor.

Nos depoimentos de dois monitores do Colégio de São Bento na semana passada, o delegado recebeu a informação de que os inspetores só saíram do sexto andar por que o professor estava na sala com os alunos. Um outro funcionário, que foi o único a ver a criança cair, disse que ele estava sozinho no corredor do quinto andar.

Ainda de acordo com o delegado José Afonso Mota, devido às suas dificuldades de aprendizagem, a criança era assistida pela orientadora educacional do colégio, que também prestou depoimento nesta sexta-feira. De acordo com o delegado Aldrin Rocha, adjunto da 1ª DP, a profissional reforçou que o menino tem um perfil introvertido.

—Ela confirmou a versão apresentada por todos os inspetores de que ele era mais calado, introvertido e silencioso. A mesma observação foi feita pelos professores. Por causa destas características era natural que ele passasse a ser mais observado e assistido pelo colégio. Chegou a haver reuniões entre a orientadora e a família dele.

A orientadora educacional disse ainda que o menino enfrentou dificuldades de adaptação logo que entrou no colégio porque ele gostava muito da escola anterior. No entanto, ela disse que, com o tempo, ele encontrou um ambiente melhor no Colégio de São Bento.

R7

Um comentário:

  1. O Colégio São Bento é excelente, mas muitas crianças não se adaptam. Os pai querem o melhor para os filhos. Nem todos conseguem acompanhar o ensino dele.
    Deixem seus filhos felizes onde estão, pode ser o melhor para seu futuro.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.