sábado, 29 de dezembro de 2012

Ano novo no Rio será sem chuvas e com temperaturas altas


Chuva está em São Paulo, diz meteorologia; massa de ar quente e seco inibem nuvens


Temperaturas ficam entre 35 e 39 graus

RIO - Quem estava preparando o guarda-chuva para a virada do ano no Rio, prevendo um temporal como aconteceu no réveillon passado, pode guardar a peça. Não há previsão de chuvas para os próximos dias, incluindo a noite de ano novo, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma massa de ar quente e seco estacionada sobre o Estado impede a formação de nuvens, segundo a meteorologista Michelli Lima. A chuva, disse a meteorologista, “está em São Paulo”.

As temperaturas até terça-feira, primeiro dia de 2013, devem ficar entre 35 e 39 graus. Neste fim de semana, segundo a meteorologista, o céu deve ficar nublado, porém, os dias serão abafados. Há possibilidade de pancadas de chuvas, mas rápidas, sem chance de amenizarem as temperaturas.

A máxima registrada nesta sexta-feira foi de 37,2 graus, marcada pelo termômetro de Santa Cruz, na Zona Oeste da capital. A cidade não teve ocorrência de chuvas e uma pancada foi registrada em Resende, no sul do estado.

Segundo a meteorologista, o que está mantendo a temperatura alta desse sistema de alta pressão sobre o Estado é o ar que vem da superfície do oceano Atlântico, que está aquecido na proximidade do Sudeste, “mas isso não significa mudança na temperatura da água da costa, está longe da nossa orla”, explica Michelli.

É esse sistema que mantém dias atípicos nesse início de verão, disse a meteorologista. O normal para a época são pancadas de chuvas mais fortes, o que ainda não ocorreram.

Na quarta-feira o Rio registrou a temperatura mais alta desde 1915, segundo o Inmet. A máxima chegou aos 43,2 graus, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, e a sensação térmica alcançou 47 graus.

A temperatura ficou mais “amena” nesta quinta e sexta-feira, pouco acima de 37 graus, por causa de ventos que atingem a cidade.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.