sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Monitor ‘vestível’ para bebês chega às lojas em março nos EUA e no Canadá


Adaptado no tornozelo do neném, aparelho transmite dados telemétricos e dispara alarmes

RIO - A empresa Sproutling começou nesta quinta-feira a receber pré-pedidos de seu produto. De acordo com a firma, trata-se do “mais bem bolado monitor de bebês do mundo”. Mas, pelo menos a julgar pela apresentação no site oficial, tal afirmação pouco modesta pode não estar longe da verdade.

Segundo o site “Mashable”, o produto foi projetado por uma equipe de engenheiros, pediatras e novos pais egressos da Apple e do Google, e funciona como a Fitbit ou outra dessas pulseiras de monitoramento tão em moda no momento. Só que é para nenéns, monitorando sinais vitais e permitindo inferir sobre padrões de sono e de humor.

O fabricante afirma que seu monitor se adapta automaticamente aos hábitos de cada bebê, aprendendo seu ciclo de sono, seus batimentos cardíacos, e avisando aos pais caso haja qualquer anormalidade. O aparelho serve para crianças de 0 a 18 meses, “ou até quando a criança quiser usá-lo”, diz o fabricante.

Já testado em diversos bebês durante dois anos, o sistema Sproutling é composto de três partes: uma tornozeleira, um carregador elétrico por contato e um aplicativo. A tira de tornozelo, que vem em três tamanhos, é revestida com borracha hipoalergênica resistente a máquina de lavar roupa e contém um sensor que mede batimentos cardíacos, temperatura e movimento. O sensor é encapsulado em silicone de padrão médico, selado, e com formato sem risco do bebê engolir. A bateria dura cerca de três dias e pode receber recarga wireless apenas encostando o aparelho em sua base, que também possui sensores (umidade, luz e ruído). Quanto ao app, ele funciona com base nas informações coletadas pela tornozeleira e usa também o microfone do dispositivo móvel para monitorar o nível de ruído no ambiente, fator que pode prejudicar o sono da criança.



O aplicativo se propõe a prever quando o neném acordará, avaliando também como anda o humor da criança. Acesso ao app pode ser dado a mais de uma pessoa conforme desígnio dos pais. O sistema dispara alarmes em caso de emergência, como batimentos lentos, mudanças bruscas de temperatura e queda ou rolagem da criança.

O sistema requer uma rede Wi-fi, conexão internet e um dispositivo rodando iOS 8+ (iPhone 4S, 5, 5S, 5C, iPad 3, 4, Air, iPad mini, iPad mini 2 ou iPod touch 5G). Ainda não roda Android, mas há planos de lançar uma versão para este sistema em 2015.

O monitor usa tecnologia de rádio Bluetooth Low Energy, que é cerca de 1.200 vezes mais fraca que qualquer celular em termos de emissões eletromagnéticas. As antenas transmitem infrequentemente e são dirigidas para longe do corpo da criança.

O lançamento do produto está previsto para março de 2015, mas interessados podem reservar sua unidade desde já ao preço de US$ 249. O primeiro estoque já foi 37% vendido e quando o produto chegar ao mercado, custará US$ 299.


O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.