sábado, 9 de agosto de 2014

PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?


Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.

Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.

Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.

Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.

As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.

Efeito espiritual: limpeza, através do banho de manjericão – prepare o chá com um maço em dois litros de água fervida. Após ferver, leve ao banheiro e coloque a erva. Espere ficar morno, retire o maço, coloque numa vasilha apropriada, tipo baldinho, e despeje sobre o corpo. Querendo pode incluir a cabeça.

MAS, O QUE É? - Planta medicinal, conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, cujo nome científico é Ocimum basilicum. A rainha das ervas gourmet, queridinha de todo chef de cozinha.

ONDE SE ENCONTRA - mercados, feiras, lojas de produtos naturais e viveiros de plantas, inclusive em saquinhos com sementes para você plantar em casa, num vaso a sua disposição.

TIPOS - Tem inúmeros, inclusive roxo e para saber é só fazer a pesquisa no São Google, escrevendo: manjericão tipos e benefícios.

CONSERVAÇÃO – Em vez de colocar na geladeira, coloque o maço fresquinho num copão de água.

MODOS DE USAR – Em chás: 10 folhas numa xícara de chá, água quente por cima, abafa, espera 10 minutos e toma morno após almoço e jantar, ou a qualquer hora do dia. Melhor tomar a qualquer hora a ficar emperrado em horários. Folhas cruas nas saladas e outros alimentos. Em sucos verdes. A culinária usa em pães, pizzas e tortas, qualquer tipo de massa e carnes, porém, o ideal não é cozida nem assada.

EFEITOS COLATERAIS – podem causar alguma reação alérgica em pessoas sensíveis a algum componente da planta. Você pode procurar por relatos na Internet.

CONTRAINDICAÇÃO - Durante a gravidez e lactação. Crianças até 12 anos, verifique antes de culpar o manjericão daquela pizza de glúten e queijos.

HUMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.