terça-feira, 23 de setembro de 2014

A CAMPANHA ALERTA VERMELHO AVANÇA!


AMPA - Associação Amigos do Peixe-boi
23 de set de 2014 — A Campanha Alerta Vermelho avança e cria o Fundo Alerta Vermelho.



Nas últimas semanas, representantes da Ampa, Batalhão Ambiental e do Ministério Público Federal estiveram reunidos na sede do Ministério Público, em Manaus –AM, para a regulamentação do fundo financeiro, criado pela Ampa, na Campanha Alerta Vermelho, destinado a apoiar a fiscalização de frigoríficos, entrepostos de pesca e o combate ao comércio ilegal de produtos derivados da fauna silvestre; assim como, buscar soluções e alternativas sustentáveis para as comunidades.

De acordo com o diretor-executivo da Ampa, Jone César Silva, o “Fundo Alerta Vermelho” foi criado para dinamizar o gerenciamento de recursos financeiros e evitar os entraves burocráticos que órgãos de fiscalização ambiental do Estado do Amazonas, como o Batalhão Ambiental, por exemplo, sofre para manter suas ações rotineiras de fiscalização.
“Além de auxiliar na manutenção destas instituições, o Fundo será utilizado para oferecer cursos técnicos de reciclagem e capacitação ambiental, que serão oferecidos por especialistas de instituições parcerias, entre elas, o Inpa”, explica Silva.

“O Ministério Público Federal pretende colaborar na medida em que, ao celebrar um termo de ajuste de conduta, poderá fixar como destinação o repasse para esse fundo. Essa participação do Ministério Público confere legitimidade à instituição para que possa acompanhar o trabalho do fundo e solicitar a prestação de contas, o que também é vantajoso, em relação a quem administra o fundo, porque confere transparência para consolidar o trabalho e segurança às pessoas que estão fazendo as doações”, ressalta o Procurador da República, Rafael Rocha.

“O fundo é importante primeiro porque com ele vai vir com a cooperação técnica, que é uma cooperação de informações, educação ambiental, dentro de um planejamento. Com os recursos do fundo, a gente vai poder realizar coisas que o Estado não tem a rapidez de realizar, por conta da burocracia brasileira, que é necessária; mas, para uma organização não governamental como a Ampa, ela facilitaria ser mais rápido para a gente abordar o problema com mais eficiência”, salienta o tenente-coronel do Batalhão Ambiental, Flávio Diniz.

A campanha “Alerta Vermelho” foi lançada no dia 20 de julho e pretende combater a matança cruel e indiscriminada dos botos da Amazônia que servem de isca para a captura de um peixe liso, chamado piracatinga. A iniciativa é Ampa e do Inpa.

AJUDE A COMPARTILHAR NOSSA PETIÇÃO: www.change.org/boto


ACESSE O HOTSITE DA CAMPANHA: www.alertavermelho.org


FACEBOOK AMPA: www.facebook.com/peixeboi.ampa


Agradecemos o apoio de você, em breve enviaremos novas atualizações da Campanha Alerta Vermelho.

Obrigado pelo apoio,

Jone César e equipe Alerta Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.