terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia da Solidariedade


31 de Janeiro - Dia da Solidariedade
Talvez, da dimensão da solidariedade ainda tenhamos uma idéia restrita.

De forma geral, associamos solidariedade a uma ação que se faz em favor de alguém que está numa situação de necessidade ou debilidade. Fica por trás a noção de que há um forte e um fraco, um que pode mais e um que não pode nada, um rico e um pobre.

Mas a solidariedade não se resume a esse movimento que também é lógico – dá quem pode, ajuda quem tem mais - , mas muito unilateral. A solidariedade tem a ver, também, com aquela máxima dos três mosqueteiros: um por todos e todos por um. Só que aqui não é fantasia e nem tão simples assim, mas muito melhor.

A solidariedade é uma palavra a pensar em conjunto: precisamos ser solidários uns com os outros, porque, afinal, ninguém é sempre forte, sempre inatingível, mas também porque é humano ser solidário. E não devemos esperar a tragédia, a fraqueza do outro, para ativarmos nossa solidariedade.

A solidariedade da emergência é importantíssima e necessária. Ela é também comovente. Mas há aquela solidariedade que beija a fraternidade e que, na medida do possível, prevê, previne, adianta-se, associa-se e cria humanidade.

No verão, por exemplo, incontáveis são os casos de desmoronamento de casas pobres e inúmeras as pessoas que ficam desabrigadas, que sofrem perdas materiais e humanas. Quando isso acontece, rapidamente, a população se mobiliza e recolhe alimentos, roupas... Não teria sido igualmente solidário ter evitado que a tragédia acontecesse? No inverno, pensando nos mendigos, até os supermercados, as farmácias fazem campanhas para recolher agasalhos e cobertores... Não teria sido igualmente solidário não deixar que chegassem a esse ponto?

Mas como nossa solidariedade ainda precisa se aprimorar, dizemos que isso é assunto das autoridades e culpa da ignorância das pessoas... Pode ser verdade

Fátima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.