quinta-feira, 15 de março de 2012

Cães são expulsos de universidade do RJ após ataque a estudante


Aluna foi atacada na sexta-feira (9) em campus no Norte Fluminense.
Professores e alunos se mobilizaram para que animais sejam adotados.


Um ataque envolvendo cães causa polêmica na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos. Uma estudante da instituição foi atacada por um dos animais na sexta-feira (9) e a direção decidiu expulsar todos os cães do campus.

Os animais chegaram em 2003 e sempre circularam normalmente pelas dependências da Uenf. Apesar disso, a presença deles nunca foi um consenso.

"Eles, às vezes, latem, correm atrás das pessoas, é insuportável", disse Alcenir Vianna, técnico de laboratório da universidade.

Já João Neto, que é estudante, não se incomoda com a presença dos animais. "Eles ficam quietinhos lá no canto deles. Até hoje, não fizeram nada de mau", disse.

Depois do ataque a aluna, a decisão da prefeitura do campos é de que, até o fim do mês, os cães devem deixar o campus. Segundo o prefeito Gustavo Xavier, as 4 mil pessoas que circulam pela Uenf não podem correr riscos, já que, de acordo com ele, esse não é o primeiro ataque dos cachorros.

"O que eu, de fato, tenho que me preocupar é com a integridade física das pessoas que transitam aqui ", afirmou.

Adoção
Algumas pessoas, no entanto, já se mobilizaram para a evitar que os bichos sejam transferidos para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Professores e estudantes organizaram uma campanha de adoção e os animais foram castrados e vacinados. Três deles já ganharam donos, entre eles, o que mordeu a estudante. Outros quatro ainda estão no campus.

"Vão ter assistência veterinária para o resto da vida. Então, quer dizer, a gente só precisa mesmo encontrar um lar para eles", explicou Indiara Sales, que é estudante.

Caso os animais não consigam sejam adotados, serão transferidos para o CCZ. "A gente tem até cinco dias para ficar com os animas aqui dentro, e após isso, tem que ser dado um destino a eles. Por doação à instituição, adoção por pessoa física ou jurídica, ou sacrifício", disse Márcio Duarte, coordenador do canil municipal.

Quem tem interesse em adotar um dos cães, basta ir até a universidade, na Avenida Alberto Lamego.

G1

Um comentário:

  1. Pelo vídeo exibido na reportagem, dá para desconfiar que quem ataca é o técnico de laboratório.Já perdeu até muitos dentes.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.