quinta-feira, 26 de julho de 2012

Seguidores da cultura maia celebram último dia da era atual conforme calendário milenar

Dezenas de pessoas se reuniram no Parque da Redenção, na Capital, para viver momento de reflexão

Curiosos, estudiosos e praticantes da cultura maia se reuniram na quarta-feira durante o dia na Redenção, em Porto Alegre. Com roupas leves e coloridas, celebravam o Dia Fora do Tempo, data que marca o fim de um ano e a entrada de outro.

Nesta quinta, conforme o calendário milenar da civilização, começa o último ano da era atual. Em dezembro deste ano, os seguidores dos maias acreditam que a Terra passará por uma grande revolução.

Com direito a meditação e danças, a comemoração de ontem na Redenção tinha como palavra de ordem o desapego. Como o próprio nome sugere, o Dia Fora do Tempo serve para que as pessoas não se preocupem com as batidas do relógio e vivam um momento relaxante de perdão e reflexão.

— É um momento leve, de meditação. Uma festa aberta para quem quiser participar e celebrar o ano que entra — explica Débora Uaxac Cimi, que adotou um novo nome e vive de acordo com as tradições e crenças da cultura Maia.

O evento ocorreu pelo sétimo ano consecutivo na Capital. Nas cinco primeiras edições foi realizado no Jardim Botânico, e desde o ano passado, acontece na Redenção, sempre no dia 25 de julho.

Mudança nas relações com as pessoas e a natureza

Com um grande chapéu colorido cobrindo os cabelos grisalhos e um cachimbo em mãos, Nilson Huneb se destacava como uma referência no grupo de admiradores do calendário maia. Sobre o comentado fim do mundo que teria sido previsto pelo calendário Maia para 21 de dezembro de 2012, Nilson acredita que a cultura foi mal interpretada.

— O que vai acontecer é uma mudança de era. Vamos entrar em uma época de mais consciência e aprofundamento das relações interpessoais e com a natureza — esclarece o estudioso, com um sorriso no rosto.

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.