segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tormenta Isaac paralisa produção de petroleiras no Golfo do México

Tempestade deve atingir Louisiana na véspera do aniversário do Katrina

TAMPA, Flórida - As petroleiras americanas que atuam no Golfo do México paralisaram suas atividades em plataformas e refinarias costeiras nesta segunda-feira, temendo que a tempestade tropical Isaac se torne um furacão e atinja a região. O receio das companhias é de que a tormenta cause mais danos do que furacão Katrina, em 2005, que deixou um prejuízo de bilhões de dólares.

A companhia Marathon Petroleum emitiu um comunicado nesta segunda-feira afirmando que estava iniciando o fechamento de sua refinaria, que produz cerca de 490 mil barris por dia no estado de Louisiana. A Phillips66, dona da refinaria Alliance - que produz 270 mil barris por dia em Belle Chase - diz que a usina seria completamente desativada até o final desta segunda-feira.

No domingo, Bobby Jindal, governador de Louisiana, disse que a Chevron Corp., uma das maiores operadoras da região, estava em processo de fechamento de sua refinaria em Pascagoula, que produz 330 mil barris por dia. No fim de semana, autoridades americanas anunciaram que ao menos 24% da extração de petróleo e 8% da produção de gás haviam sido paralisadas na costa sul.

A extração de petróleo no Golfo do México representa 23% da produção do combustível nos EUA e 7% da produção de gás, segundo dados da Administração de Informação e Energia dos EUA. Cerca de 30% da capacidade de processamento do gás natural americano e 44% do refino de petróleo cru também estão na costa sul do país.

A tormenta tropical Isaac - que chegou na Flórida no domingo, com ventos de 100 quilômetros por hora - deve atingir a categoria um de furacão, informou o Centro Nacional de Furacões. O fenômeno deve chegar a Nova Orleans um dia antes do aniversário de sete anos do Katrina, que deixou mais de 1.800 mortos na cidade e causou bilhões de dólares de prejuízo na região, em 2005.

Moradores deixam suas casas na costa sul dos EUA

Milhares de pessoas deixaram suas casas no início desta segunda-feira em Louisiana, Mississippi e Alamaba com medo da tempestade tropical Isaac.

- É difícil entender que no mesmo dia - sete anos depois do Katrina - outro furacão está vindo em nossa direção - disse o governador do Mississippi, Phil Bryant.

Os três estados declararam estado de emergência. O governador do Alamaba, Robert Bentley, ordenou que moradores da costa e regiões mais baixas começassem a abandonar suas casas às 8h (horário local).

Segundo alguns meteorologistas, a tempestade Isaac parece ter características bem parecidas com o Katrina. À CNN, Dave Hennen disse que a previsão para as duas tormentas é quase idêntica, mas autoridades tentam acalmar a população.

- Estamos só em um nível alto de alerta. Eu sei que a ansiedade é alta - disse o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu. - A tempestade ainda é incerta. Estamos tomando muita cautela para tomar as devidas precauções o mais rápido possível.

Segundo a previsão, o tempestade deve atingir a região de Louisiana entre a noite de terça-feira e quarta-feira, com ventos de pelo menos 120 quilômetros por hora.

Na Flórida, a tempestade tropical já causou alagamentos, fechamento de escolas e cancelamentos de 555 voos no aeroporto internacional de Miami. Segundo a imprensa americana, houve uma rápida queda de luz que deixou 16 mil pessoas sem eletricidade no sul do estado. Considerado o estado americano mais propício para furacões, a Flórida deve sobreviver ao Isaac sem grandes prejuízos, acreditam especialistas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.