sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aumento de mais de 300% no número de casos de adolescentes que cometeram algum crime no ES


Nos últimos nove anos, o número de adolescentes que cometeram algum tipo de crime no Espírito Santo aumentou de 900 para quase 3 mil. Os dados também são significativos para aqueles que cumprem pena.

O menor apreendido por tráfico, por exemplo, pode ficar no máximo três anos detido. Já o mesmo crime cometido por um adulto, no caso de tráfico de drogas, a pena varia de 5 a 15 anos de prisão.

Para o titular da Delegacia do Menor em Conflito com a Lei (Deacle), delegado Wellington Lugão, isto acaba influenciando os jovens a cometerem crimes cada vez mais cedo. "Esse é um estímulo para adolescentes que já têm um desvio de conduta. Além disso, a vontade de obter lucro fácil com o tráfico e a sensação de impunidade contribuem para esse quadro".

Um exemplo é o de um adolescente que aos 16 anos foi apreendido pela terceira vez por tráfico de drogas e receptação de um veículo roubado. Ele é apenas um dos casos envolvendo menores de idade. As ocorrências vêm crescendo de maneira assustadora.

Há várias explicações para entender por que cada vez mais adolescentes estão se envolvendo com a criminalidade. A psicóloga Vânia Ferreira destaca a falta de estrutura familiar e projetos sociais. "Vivemos um momento de crise de referenciais. Há uma carência da figura do pai como autoridade em casa. Na medida em que isso acontece, temos uma crise ética, quando as pessoas acham que podem fazer tudo".

Na Delegacia do Menor em Conflito com a Lei, a equipe de reportagem da Rede Vitória encontrou uma avó e um neto cheio de planos. O adolescente de 16 anos foi criado longe dos pais, mas com o apoio da família resolveu se entregar depois de ter cometido um roubo. Ele já havia sido apreendido por assassinato, mas agora quer viver novos rumos. "Quero ser alguém na vida, trabalhar, ter família... O crime é ilusão, não vale a pena".

Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.