quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Perito diz que imagem de morta em ultrassonografia é ilusão de ótica


Para o especialista, é o mesmo fenômeno de ver desenhos ao observar nuvens

Atendendo um pedido do R7 DF, o perito que já atuou em casos de grande repercussão nacional, Ricardo Molina, analisou as imagens da suposta aparição de uma mulher morta na ultrassonografia de um bebê do DF. Segundo o especialista em perícias em materiais de áudio, vídeo e documentos em geral, o que seria a figura do rosto da mulher não passa de uma ilusão de ótica.

— É como olhar nuvens e identificar desenhos.

A imagem causou controvérsia após o cabeleireiro Marcelo Rodrigues de Souza ter mostrado que a figura de sua mãe, que havia morrido quatro meses antes, teria aparecido em um exame de ultrassonografia de sua filha Ana Júlia, que na época era um feto de três meses.

O perito afirmou ainda que se fosse um exame moderno nem haveria a dúvida. Segundo ele, as distorções são comuns nos exames de ultrassonografia mais antigos, e podem ser causadas por vários fatores, entre eles a aplicação do gel e diferenças na velocidade em que o equipamento é passado na barriga da gestante.

Veja imagens da mulher morta que teria aparecido na ultrassonografia da neta

Além disso, Ricardo Molina, afirmou que o cérebro humano tende a completar pontos de imagens para formar figuras de rostos. De acordo com o perito, a figura não teria a mesma nitidez se fosse virada de cabeça para baixo, por exemplo.

— Se você tirar a imagem do contexto, não existirá mais a figura da mulher.

Já o presidente da ANPC (Associação Nacional de Psicanálise - Sociedade Psicanalítica), Dionísio Fleitas Maidana, acredita que a imagem da mãe do cabeleireiro realmente pode ter aparecido no exame de ultrassonografia de sua filha, que na época era um feto de três meses.

Ricardo Molina ficou conhecido ao participar da perícia de casos famosos como o assassinato de PC Farias e a Chacina de Eldorado dos Carajás. Ele também contestou a tese de que Alexandre Nardoni teria jogado menina Isabella Nardoni do sexto andar do edifício London, na zona norte de São Paulo.

R7

Um comentário:

Verbratec© Desktop.