domingo, 11 de novembro de 2012

A cada hora duas crianças sofrem violência doméstica no Rio


Em 2012 foram registradas 6.280 ocorrências de lesão corporal com intenção de machucar

Violência física, abuso sexual e maus-tratos nos lares das famílias brasileiras são mais comuns do que possa parecer. A violência doméstica se manifesta de diversas formas, causando além das marcas físicas, danos emocionais. O último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), feito a pedido do R7, revela que duas crianças sofrem algum tipo de violência a cada hora no Estado do Rio de Janeiro.

De janeiro a agosto de 2012, o Rio soma 6.280 registros de lesão corporal com intenção de machucar. O estudo aponta que atualmente há 272 casos desse tipo a mais, comparando o mesmo período no ano anterior.

De acordo com a reportagem, o aspecto cultural ainda é muito presente nas famílias, além do falto de que muitos pais agredirem os filhos por terem sido criados assim e passado pelo mesmo tipo de punição na infância.

A mesma pesquisa revela ainda que 10 crianças são estupradas por dia no Estado do Rio de Janeiro. Comparado com o período de janeiro a agosto de 2011, o número de vítimas com menos de 18 anos cresceu 16,9%. Ao todo foram registrados 2.595 ocorrências em 2012, 375 novos casos em relação ao ano passado.

É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente

A reportagem no R7 aponta que a participação da sociedade civil e o acesso à informação é um dos fatores no aumento de ocorrências. Lançada em outubro, a campanha colaborativa É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente tem como objetivo dar visibilidade ao tema do trabalho infantil e adolescente, propondo aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais abertas, no twitter e nos blogs.

O que fazer? Identificou alguma situação de trabalho infantil? Comunique ao Conselho Tutelar de sua cidade, ao Ministério Público ou a um Juiz de Infância. Há a opção também de denunciar pelo telefone ou site do Disque 100 – Disque Denúncia Nacional: www.disque100.gov.br

promenino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.