notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Ajudando a salvar vidas
Armazenar células-tronco do cordão umbilical é simples e muito mais necessário do que se imagina;
Uma decisão que pode vir a Salvar Vidas!! Você já pensou sobre isso???
Células tronco de cordão umbilical já estão sendo usadas no tratamento das mais diversas doenças. São aquelas que dão origem a todas as células que formam os tecidos e órgãos do corpo humano. Por isso, têm alto poder regenerativo.
Em conjunto com as células tronco da medula óssea, as células-tronco do sangue do cordão são chamadas de células-tronco hematopoéticas, por serem as formadoras do sangue.
O sangue remanescente no cordão umbilical do bebê, após o seu nascimento, contém valiosas células-tronco que podem ser usadas para tratar diversas doenças de origem sanguínea e relacionadas ao sistema imunológico.
Para ajudar a salvar vidas, muitas mães doam o sangue do cordão de seus bebês para os bancos públicos que compõem a Rede BrasilCord. A doação é realizada em maternidades credenciadas.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a coleta do material acontece na Maternidade Municipal Carmela Dutra, Hospital Naval Marcílio Dias e na Pró Matre. Essas unidades de Saúde possuem equipes de enfermeiras especializadas e capacitadas para a triagem e coleta de SCUP. Após a coleta, a quantidade de sangue, que varia entre 70 e 100 ml, é congelada e armazenada para ser utilizada quando este material for compatível com as necessidades de um paciente.
Para as futuras mamães que se interessaram, pedimos que entre no link e conheça mais sobre este procedimento: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2469
É uma decisão inteligente, poderosa e única para sua família. De um PEQUENO GESTO HOJE pode depender a vida de AMANHÃ.
Abraços,
Liga da Medula Óssea
Fonte: Fundação do Cancer
Marcadores:
saúde,
solidariedade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Verbratec© Desktop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário