sábado, 25 de janeiro de 2014

Justiça defere liminar que proíbe rolezinho em shopping de Niterói

Multa é de R$ 10 mil a cada manifestante identificado
Evento foi marcado para o fim da tarde deste sábado


RIO - A Justiça proibiu o rolezinho marcada para este sábado em Niterói, na Região Metropolitana. A manifestação chamada de "2° Rolezinho do Plaza: Acabou o amor, o teu shopping vai virar favela" havia sido marcada pelas redes sociais para o fim da tarde. No entanto, a 10ª Vara Cível de Niterói deferiu parcialmente a liminar que proíbe os participantes do ato que se abstenham de práticas desordeiras, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada manifestante identificado. No evento criado no Facebook, até o fim da madrugada, mais de 460 pessoas tinham confirmado presença no protesto.

Segundo a Justiça, fica determinado que os líderes, integrantes e aderentes da ação devem evitar a realização de qualquer tentativa de ato de invasão à propriedade do Plaza Shopping, em Niterói, seja em sua área interna ou externa, estacionamentos e entornos sob a responsabilidade do mesmo, ficando proibida, ainda, qualquer tipo de ameaça à segurança dos frequentadores e funcionários do shopping e das lojas que compõem o estabelecimento, como tumultos, algazarras, correrias, arrastões, delitos, brigas, utilização de equipamentos de som em altos volumes ou vandalismo. A decisão diz ainda que os jovens não devem intervir no funcionamento regular do shopping nem proferir manifestações, de qualquer ordem, dentro do mesmo, ilegais ou ofensivas aos clientes.

Na decisão, também foi elaborado um ofício ao Comando da Polícia Militar para as providências necessárias, e ao Juízo da Infância e Juventude, em razão da possibilidade de envolvimento de menores na manifestação. Dois oficiais de justiça estarão de plantão no endereço do autor, na data marcada para o “rolezinho”, para identificar os participantes para citação pessoal. A autoridade policial só intervirá em caso de desobediência.

Manifestação reuniu 50 pessoas na semana passada

O evento foi criado poucos dias depois do primeiro ato, no último sábado, que reuniu cerca de 50 pessoas. Na ocasião, lojistas fecharam as portas, depois que os manifestantes entraram gritando palavras de ordem. Alguns clientes correram com medo de um possível arrastão durante o ato.

Assim como no primeiro protesto, um dos líderes é o músico Paulo Henrique Antônio Lima, de 25 anos, que foi candidato a vereador pelo PSOL, em São Gonçalo, nas últimas eleições municipais. Na descrição do evento, o organizador defende que o ato seria realizado contra ações racistas, além de protestar contra a Copa do Mundo, que começa em junho no país. Porém, muitas integrantes do evento criticaram a ação.

Em meio a liminares, eventos não param de crescer


Entre liminares expedidas pela Justiça e comentários de apoio e críticas, os eventos intitulados de rolezinhos não param de crescer nas redes sociais. Somente na Região Metropolitana, mais dois atos estão marcados para os próximos dias. No domingo, às 16h, um grupo de aproximadamente 170 pessoas está marcado um rolezinho no Boulevard Shopping São Gonçalo, na Avenida Presidente Kennedy, no Centro do município.

Criado no final da noite de sexta-feira, outro evento chama para mais um rolezinho no Plaza Shopping Niterói, marcado para o dia 8 de fevereiro, às 16h30m. Porém diferentemente dos outros eventos, esse não quer protestar. Criado por adolescentes, segundo a descrição, a reunião será para passear, "sem ter barracos, nem nada. Vamos lá pra curtir!".

O Globo

Um comentário:

  1. Não sei do que protestam.É o shopping pior frequentado de Niterói, entram e saem à vontade, compram, assaltam carteiras, celulares etc....
    Precisam ir para a cadeia!
    Será que pensam que Niterói vai crescer assim???

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.