domingo, 24 de agosto de 2014

A relação das bebidas quentes com o câncer


Quanto mais avança o conhecimento sobre o que faz bem e o que faz mal para a saúde em relação ao hábitos alimentares, mais parece que há uma limitação no prazer de comer. E com as bebidas quentes a história não é diferente: ao consumir café, leite e chás - entre eles o chá verde e o chimarrão - deve-se ter atenção especial à temperatura das bebidas.

Isso porque, dizem pesquisas realizadas no mundo todo, as bebidas com temperaturas acima de 65ºC podem estar ligadas ao desenvolvimento de tumores na cavidade oral (lábios, língua, bochecha, céu da boca), faringe, esôfago e até mesmo estômago. Na outra ponta, a boa notícia é que o chá verde, sobretudo em temperaturas amenas, parece ser protetor contra o mesmo câncer de esôfago, particularmente em mulheres.

O médico titular Dr. André Luis de Godoy, do Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, explica que os estudos epidemiológicos ainda não são conclusivos. Porém, alerta que pesquisas feitas no Irã, em regiões onde o consumo do chá preto é altíssimo e a incidência do câncer de esôfago também a ligação parece ser mais consistente. Segundo ele, o desenvolvimento do câncer pode estar ligado às inflamações agudas que as bebidas em alta temperatura podem causar na parede interna do esôfago. Se a frequência de consumo é alta, as inflamações podem se tornar crônicas, o que, teoricamente, pode levar a danos celulares e promover a formação do carcinoma epidermoide, tipo de tumor esofágico.

"Além disso, testes mostram que beber água com temperatura superior a 54ºC pode potencializar o efeito de substâncias cancerígenas em contato com as mucosas da boca, faringe e esôfago, especialmente quando associada ao álcool e ao tabaco, conhecidos fatores de risco para o câncer nestes órgãos", afirma.

Ainda segundo Dr. André, no Rio Grande do Sul, onde o consumo de chimarrão é comum, estão as mais altas incidências de câncer de esôfago do país. A incidência também é alta no nordeste da Argentina e Uruguai, onde a tradição também é frequente. Porém, ainda não é totalmente esclarecido se a alta incidência da doença está relacionada à associação das altas temperaturas na ingestão dessa bebida, à quantidade ou à frequência do hábito, e/ou a um possível efeito carcinogênico (causador do câncer) da erva mate, ainda não comprovado.

Saiba mais

1. Bebidas quentes devem ser consumidas em temperaturas de até 60ºC, limite razoavelmente seguro. Acima disso, o risco de câncer devido à inflamação das mucosas da boca, faringe, esôfago e estômago podem aumentar conforme a temperatura.
2. No caso do leite e do pingado, muitos pedem temperaturas bem quentes, acima de 65ºC, mas o indicado é conter-se com temperaturas mornas, abaixo de 60ºC.
3. A temperatura do chimarrão, consumido pela maioria das populações das regiões Sul do Brasil, Argentina e Uruguai está em torno de 70ºC.
4. Os chás verdes são consumidos no Japão e China em temperaturas de até 80ºC e os chás pretos no Irã são consumidos em temperaturas de até 90ºC.
5. O esôfago é um órgão tubular que leva o alimento desde a garganta até o estômago. No Brasil, o tumor na região é o 6º mais frequente entre os homens e 15º entre as mulheres, com maior incidência depois dos 50 anos de idade.

Núcleo de Cirurgia Abdominal


O Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo proporciona o tratamento de tumores de esôfago, estômago, pâncreas, fígado, metástases hepáticas, GIST, neuroendócrinos, dentre outros. Mantém contato permanente com as mais renomadas instituições internacionais para que haja a constante atualização da equipe em relação ao que há de mais moderno e eficiente para o manejo do câncer. Um dos grandes diferenciais da área é a realização de cirurgias de alta complexidade e a atuação integrada, com todas as especialidades envolvidas no tratamento oncológico dos tumores do aparelho digestivo e abdominais, desde a prevenção, tratamento até a reabilitação.

Dr. André Luis de Godoy - CRM/SP 93115
Médico titular do Núcleo de Cirurgia Abdominal

Dr. Wilson Luiz da Costa Jr - CRM 114602
Médico titular do Núcleo de Cirurgia Abdominal

Um comentário:

Verbratec© Desktop.