segunda-feira, 30 de maio de 2011

MP denuncia seis agentes do Degase por agredir jovem do Padre Severino até a morte


Rio - Seis agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) foram denunciados por crime de homicídio doloso pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. O grupo está envolvido na morte de um interno, ocorrida em janeiro de 2008, no Instituto Padre Severino, na llha do Governador. O Ministério Público propôs também que a Justiça decrete prisão preventiva dos agentes e a imediata suspensão do exercício de suas funções públicas.

De acordo com a denúncia, usando pedaços de madeira, um saco repleto de cocos e uma lata de lixo, os agentes Wilson Santos, o Manguinho, Flávio Renato Alves da Silva Costa e Marcos César dos Santos Cotilha (o Da Provi) dominaram o adolescente Andreu Luiz Silva de Carvalho, à época com 17 anos, e o agrediram por quase uma hora, causando traumatismo craniano e outras lesões. A denúncia relata ainda que os agentes Wallace Crespo Rodrigues (Seu Gaspar), Dorival Correia Teles (Paredão) e Arthur Vicente Filho (Mais Velho ou Coroinha) não só foram omissos em evitar as agressões que resultaram na morte do rapaz como participaram da agressão, dando socos e chutes.

Andreu Luiz Silva de Carvalho, que havia sido apreendido por crime de roubo, morreu no Hospital Municipal Paulino Werneck. Ele chegou à unidade com graves ferimentos provocados por pauladas, socos e chutes desferidos pelos denunciados.

“O MP atuará sempre com rigor nos casos de violação da lei, sobretudo quando praticadas por agentes do Estado”, diz o Promotor de Justiça Sauvei Lai, Titular da 30ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos. Os agentes, segundo o Promotor, usaram “força desmedida e excesso de violência” para conter a vítima, que havia aplicado golpe conhecido como gravata no agente Wilson Santos, o Manguinho.

Por conta da superioridade numérica (eram seis contra um) e de armas, os agentes foram denunciados por homicídio qualificado (mediante recurso que dificulte a defesa da vítima), com dolo eventual (assumindo risco de as agressões provocarem a morte de Andreu), e com o agravante de o crime ter sido cometido com abuso de autoridade. Caso sejam condenados, poderão cumprir pena que varia entre 12 e 30 anos de reclusão. O caso foi investigado pela 37ª DP (Ilha do Governador).


O DIA ONLINE

4 comentários:

  1. O nome disto é: "inversão de valores". o Sr Promotor de Justiça Sauvei Lai, esqueceu de mencionar o fato deste mesmo "rapaz" de 1,84m, ter agredido um senhor para rouba-lo e que por diversas vezes passou no sistema de "menores" por diversos delitos, chegando até uma certa vez e saiu no jornal, a dizer que o "padre severino é um circo". e outras agressões do mesmo contra esses chefes de família que trabalham sem apoio nenhum do estado e nem da opinião pública.O sr promotor poderia informar tbm o "apelido deste "meliante" assim como fez com os agentes, ao invés de só mostrar os apelidos destes. Imagino eu que no mesmo dia no hospital deve ter tido inúmeros membros dos DHs e ONGs prestando solidariedade a família deste deliquente infeliz que fez muitas famílias chorarem e está fazendo mais essas! Não estou defendendo aqui quem está certo ou errado, só queria que este país fosse mais sério e as leis para todos e condições de trabalho pra quem carrega essa sociedade hipócrita nas costas como os agentes do DEGASE(menores) os agentes penitenciários(maiores)bombeiros e policiais civis e militares. hum ja ia esquecendo seu promotor, já está chegando a hora dos senhores sentarem esses rabos na cadeira pra já manipularem quanto de aumento vão dar pra sí próprios. E se tiver um tempo, passa uma noite numa unidade fechada de menores ou maiores pra ver como eles tratam os agentes. "Brasil, Um país de todos".

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, o que os agentes devem sofrer nas mãos desses delinquentes e as ameaças, não é brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de delinquentes, são humanos e que não devemser tratados como animais, e nem agredidos fisicamente por homens com o dobro de seus tamanhos, esses representantes da justiças, são tão delinquentes quantos os detidos na instituição. Parabéns sr anonimo por apoiar essa violência toda, que Deus te perdoe, violência só traz mais violência. E se aquela instituição é com intenção de recuperar menor infrator tem que ter melhores profissionais para saber lhe dar com tais situações. Quer bater bata em um homem e não numa criança... Covardia, se pune com uma boa surra no mano-a-mano.
    O salário dos agentes eu sei que é uma droga... tá insatisfeito faz que nem eu, pede pra sair e passa em outro concurso. Resmungar é mole, dificil é ter atitude e agir.

    ResponderExcluir
  4. VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTA DIZENDO. VOCÊ PENSA QUE SE TRATA DE CRIANÇAS.VOCÊ É UM IDIOTA.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.