quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Livro de fotografias mostra como nigerianos veem a si mesmos

Esta foto é da série 'Vida sob a Ponte', de Uche Okpa-Iroha, que decidiu tornar-se fotógrafo depois de ver uma exposição do coletivo Profundidade de Campo em 2005. Ele atualmente está em um programa de residência na aclamada Academia Real de Artes Visuais, em Amsterdã. (Foto: Uche Okpa-Iroha)


A foto 'Chega de Mentiras', de Jide Alakija, foi destaque da casa de leilões britânica Bonhams durante uma exposição que coincidiu com o lançamento de 'Nigerianos por Trás das Lentes'. (Foto: Jide Alakija)

"Mama Ekundayo é uma mulher que encontrei em 2003. Ela tinha 86 anos e praticamente não tinha dinheiro, e ela cuidou de cerca de 400 ou 500 crianças em sua vida sem ter nada", disse Bello. (Foto: Ty Bello)

Um livro sobre fotografia contemporânea da Nigéria, com cenas cotidianas do país africano, foi lançado recentemente em Lagos e em Londres.

Intitulada Nigerianos por Trás das Lentes, a publicação traz os trabalhos de nove artistas, em edição limitada de mil exemplares assinados e numerados.

Alguns dos fotógrafos presentes na obra começaram a fotografar como hobby, mas acabaram fazendo da fotografia uma maneira de expressar.

O livro foi editado por Ebi Atawodi, diretora criativa de uma agência de design com sedes em Abuja e Lagos.

Atawodi, que passou quatro anos preparando o livro, disse à BBC África que algumas cópias dele serão doadas para livrarias e instituições de pesquisa.

"Ele superou em muito as nossas expectativas. A receptividade tem sido 110% positiva", disse.

BBC Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.