terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Entidades resgatam cães presos em casa em Santa Felicidade


17 animais foram abandonados em imóvel alugado

Em ação conjunta da Rede de Proteção Animal de Curitiba, Associação Amigo Animal e Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), 17 cães deixados em péssimas condições em uma casa alugada no bairro Sta. Felicidade no município de Curitiba foram resgatados na última sexta-feira.

A responsável pelo abandono dos animais havia alugado a casa para mantê-los, mas não deixou ninguém para alimentá-los diariamente ou limpar o local. Sete cães eram mantidos trancados dentro da casa e 10 estavam soltos no quintal, todos com sinais visíveis de desnutrição.

Através de denúncias de vizinhos ao 156 a Rede de Proteção notificou a responsável pelos animais que demonstrou boa vontade em melhorar a condição dos animais, mas com justificativas de problemas de saúde na família não tomou as providências necessárias.

“Devido a situação crítica em que os animais estavam sendo mantidos, nós da SPAC e Associação Amigo Animal nos propusemos a ajudar a Rede de Proteção no resgate dos animais. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) foi acionada devido a gravidade da situação e falha da responsável em autorizar a imobiliária a abrir a casa para retirada dos animais, sendo que se encontrava fora da cidade. Por telefone a DPMA a convocou para prestar esclarecimentos. Informamos também que caso não permitisse a entrada solicitaríamos a DPMA uma ordem de busca e apreensão e a demora no resgate tornaria a situação pior para os animais e para ela. Como não havia nenhum animal gravemente doente ou ferido ainda não podíamos invadir o local sem uma ordem judicial. Havia suspeita que um dos cães estaria ferido dentro da casa por tentar pular a janela, mas este conseguiu escapar e se encontrava no quintal mancando por uma das patas. A casa estava lotada de fezes”, conta a presidente da Sociedade Protetora, Soraya Simon.

Na sexta-feira a responsável encaminhou autorização para que a imobiliária abrisse o imóvel para retirada dos animais. Funcionários do Centro de Zoonoses e Vetores (CCZV) com muita dificuldade conseguiram pegar todos os animais.

Foram transportados pelo veículo da Prefeitura de Curitiba. 12 cães ficaram hospedados na chácara da SPAC em Colombo. Cinco destes cães ficariam sob a responsabilidade da Associação Amigo Animal.

Devido a condição caótica em que o imóvel se encontrava, a imobiliária cancelou o contrato com a responsável pelos animais. Ela responderá processo criminal por maus tratos através da DPMA e será multada pela Rede de Proteção Animal de Curitiba.

Jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.