segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nayara diz que, desde o início, Lindemberg tinha intenção de matar Eloá


Afirmação foi feita durante depoimento nesta segunda-feira em Santo André

No primeiro depoimento desta segunda-feira (13) no Fórum de Santo André, no ABC paulista, Nayara Rodrigues afirmiu que Lindemberg Alves sempre teve intenção de matar Eloá Cristina Pimentel.

- Ele falou que iria matá-la e sair andando, se Eloá estivesse sozinha no apartamento.

Segundo Nayara, Lindemberg chegou a falar para o pai da Eloá de sua intenção de matar a adolescente de 15 anos.

- Ele falou para o pai [da Eloá] que se ela não fosse dele não seria de ninguém [...] A intenção dele era matá-la, não tinha muito o que negociar. Ele era irredutível.

As afirmações de Nayara foram feitas durante cerca de uma hora e meia de depoimentos.

A jovem é a primeira testemunha a ser ouvida. Ela é considerada pela acusação a principal testemunha do julgamento. (Veja a lista completa das testemunhas abaixo)

Por volta das 16h15, ela ainda era ouvida no julgamento que irá definir se Lindemberg Alves será responsabilizado pelos 12 crimes de que é acusado. Além do cárcere e assassinato de Eloá Cristina, Lindemberg é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá; por outra tentativa de homicídio qualificado, com finalidade de assegurar a execução de outros crimes, contra o policial militar Atos Antonio Valeriano; cárcere privado de Nayara e dos adolescentes, colegas de Eloá, Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira; cárcere de Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá; e disparos de arma de fogo. Todos os crimes ocorreram em outubro de 2008.

Saida do réu
Também nesta tarde, o advogado Ademar Gomes (que faz a defesa da família de Eloá Pimentel) informou que Nayara Rodrigues pediu para que Lindemberg fosse retirado da sala de audiência para que ela prestasse seu depoimento. O pedido foi aceito pela juíza Milena Dias.

O advogado da mãe da vítima também contou que, durante a transmissão dos vídeos da defesa, Lindemberg se manteve frio, sem esboçar nenhuma reação.

A amiga de Eloá começou a ser ouvida após a fase em que vídeos com análises e matérias veiculadas pela imprensa sobre o crime foram apresentadas ao júri. A sessão no Fórum de Santo André, no ABC paulista, foi retomada às 14h38, pouco mais de uma hora após um intervalo para almoço.

O advogado da mãe da vítima também contou que, durante a transmissão dos vídeos da defesa, Lindemberg se manteve frio, sem esboçar nenhuma reação.

Papel da imprensa

Durante o intervalo do júri, a defensora de Lindemberg, Ana Lucia Assad, afirmou que seu cliente está pronto para aguentar todo o julgamento, previsto para durar três dias.

- Não dá para saber exatamente quanto tempo vai durar, porque tem muitas provas para serem apresentadas, mas eu sou forte e o menino também está preparado. Vamos aguardar a decisão dos jurados.

Por decisão da polícia, as algemas de Lindemberg foram retiradas do acusado.

Testemunhas
Quatro testemunhas convocadas para o julgamento de Lindemberg Alves faltaram à audiência, na manhã desta segunda-feira, no Fórum de Santo André. Segundo a assessoria do TJ-SP e o advogado assistente da família de Eloá, José Beraldo, três delas foram substituídas. Duas das substituições já tinham sido divulgadas por volta das 11h30: a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, foi arrolada como testemunha de defesa do caso, e o irmão de Eloá será testemunha de juízo (interrogado tanto pela defesa como pela acusação).

A convocação da mãe de Eloá gerou discussão entre a promotora Daniela Hashimoto e a advogada de Lindemberg, Lúcia Assad, no início da manhã. As duas discutiram sobre a convocação ou não da mãe de Eloá em uma sala fechada. Segundo José Beraldo, assistente da promotora não queria autorizar o depoimento porque Ana Cristina estaria emocionalmente "muito abalada".

O advogado titular da família de Eloá, Ademar Gomes, chegou a afirmar que a defensora do réu, Ana Lucia Assad, “deu um tiro no pé” ao convocar a mãe de Eloá, Ana Cristina Pimentel, para substituir uma das testemunhas de defesa que faltaram ao júri popular. Para ele, o depoimento emocionante da mãe, que “acompanhou cada segundo da tragédia”, deve reforçar o discurso da acusação.

Com o remanejamento das testemunhas, a lista do julgamento fica da seguinte forma:

Testemunhas de defesa:
Ana Cristina Pimentel, mãe de Eloá (substitui o perito Nelson Gonçalves)
Marcos Antônio Cabello - advogado chamado pela família

Testemunhas de juízo (interrogadas tanto por defesa como por acusação):
Dairse Aparecida Pereira Lopes - perita
Helio Rodrigues Ramaciotti - perito
Sérgio Ludzita - delegado
Adriano Giovanini - capitão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)
Tenente Paulo Sérgio Squiavo
Rodrigo Hidalgo - jornalista
Marcio Campos - jornalista
Everton Douglas, irmão de Eloá (substituiu a jornalista Ana Paula Neves)
Reinaldo Gotino - jornalista

Veja quem serão as testemunhas de acusação:

Nayara Rodrigues da Silva - amiga de Eloá
Atos Antonio Valeriano - policial militar
Iago Vilera de Oliveira - adolescente mantido refém
Victor Lopes de Campos - adolescente mantido refém
Ronikson Pimentel dos Santos - irmão de Eloá



R7

Um comentário:

  1. CADEIA PARA ESSE ASSASSINO E PARA ESSA 'DEFENSORA DE ASSASSINO'!
    ORDEM DOS ADVOGADOS VAI PERMITIR ESSE ABSURDO?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.