quinta-feira, 19 de abril de 2012

Artigo do leitor: Dia 19 de abril, dia do Índio


''O Índio na época das caravelas e nos dias de hoje!''

Eu tenho lido sobre índios. A carta de Pero Vaz de Caminha narra que aqui os encontraram lindos e saudáveis. Em número significante e expressivo de nativos. Andavam livres, nus, bem nutridos e passeavam em paz e confortáveis pelo seu lindo quintal de oito milhões e meio de quilômetros quadrados. Mas agora, muitos vivem à beira de estradas, sem água encanada, sem esgoto, sem terra para plantar, sem escola para as suas crianças, em quintais particulares, de favor, e levados como indigentes de um lado para outro, porque a Funai encontra dificuldade para negociar com os municípios, um lugar de seu. Situação trágica e irônica: moram, embaixo de lonas, à mercê das intempéries, porém vestidos como civilizados a espera de uma solução que não chega.

Um índio Guarani assim se expressou a um repórter: o índio que andava pelado agora usa roupa, mas verdadeiramente estamos pelados, sem nossa terra para plantar e também não podemos praticar nossa cultura e tradição. Quanta contradição! Porque eles passaram a serem tutelados pela União. Hoje reduzidos a 0,4%. Seus descendentes amotinam-se para lutar e não serem desalojados covardemente dos seus territórios que sempre lhes pertenceram.

Índios Pataxós, recentemente, na Bahia lutam furiosamente e com razão. Mais e mais ficam sem florestas para caçar e recolher remédios. Estão doentes e sem médicos. Como está para acontecer em Belo Monte o índio ficará sem seu habitat. E o meio ambiente e toda uma biodiversidade eliminada, visando apenas dividendos e lucro para pequenos grupos em nome de uma economia sustentável, que é, na verdade, criminosa.

A natureza e o índio pisoteados e abandonados, porque não têm voz, não têm poder de mercado. Eles são povos do nosso continente. Porém não estão incluídos na nossa Constituição como cidadãos com direito ao voto, possuem uma legislação própria que não os protege em nada. Apareceu uma doutrina civilizatória que garante que o índio está inserido nela, mas a verdade, com essa doutrina o índio nem é índio e, nem civilizado.

O descaso está tendo solução, mas a solução está sendo cada vez mais difícil para esses povos. Vamos enaltecer homens como Marechal Rondon e os irmãos Villas Bôas que dedicaram suas vidas na defesa do índio e de sua cultura. Recomendo o filme XINGU – odisséia que conta todo o trabalho que fizeram em prol do Índio.

Em época de carnaval, o índio nossos irmãozinhos, enfeitam blocos e nas comemorações do Dia do Índio, aparecem muito dignos, bonitos, encantando autoridades e povo. Que Tupã os proteja!Nos dias de hoje, vemos o índio lado a lado com a floresta Amazônica e espécies de animais em extinção e já começa a ser tratado como pretérito tal o descaso que vem sofrendo por séculos no bojo de nossa civilização.

Ligia Skrebsky – Professora de Letras

Regional Águas da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.