sábado, 21 de julho de 2012

Escola municipal ensina valorização do respeito aos animais na prática! (Pense de novo)

Assim que a prefeitura de Porto Alegre permitiu, em setembro de 2009, a presença de animais nas escolas por considerá-los necessários na prática pedagógica, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire criou uma área coberta e cercada para abrigar cães e gatos e implantou o projeto “vira-latas: adote essa ideia”.

Animais abandonados ou que sofreram maus tratos são recolhidos por professores, funcionários e alunos. Com o subsidio desses professores, os animais passam por um veterinário, são vacinados, vermifugados, castrados e alimentados. Os alunos acompanham a medicação, servem comida e dão banho. Quando o animal está recuperado, vai para adoção. Para tanto, existe uma lista de interessados na qual constam a espécie desejada, o tamanho, a idade e o sexo do animal. Os interessados são visitados para avaliação de suas condições para dar abrigo.

A diretora da escola e coordenadora do projeto conta que mantém sempre na escola pelo menos dois animais para os alunos poderem aprender a dar os cuidados básicos. “A criança que vive essa experiência saberá valorizar, na idade adulta, o respeito aos animais”.
Esse é um lindo projeto e uma ótima ideia para ser implantada na nossa região. As crianças teriam uma educação mais rica e muitos animais de rua que hoje causam alguns transtornos poderiam finalmente ter um lar digno trazendo felicidade a todos. Vocês não acham?

Texto e imagem extraídos da revista Cães e Cia de outubro de 2010.

3 comentários:

  1. como isso e bom ... tem msm e q ensinar aos alunos ,como respeitar e amar seu animal. isso e muito bom to super- feliz c/ essa iniciativa....

    ResponderExcluir
  2. como eu queria que isso acontecesse em minha cidade..mas a mentalidade arcaica nao permite...infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de saber se esse projeto ainda está em vigor aí na escola, pois gostaria de saber o que precisou fazer junto às autoridades para que ele fosse implantado - e caso não tenha dado certo, qual foi o motivo.
    Obrigada
    suely
    sssu@ibest.com.br

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.