domingo, 8 de maio de 2011

Sobe para dez o número de mortos em confronto entre muçulmanos e cristão no Egito


CAIRO - O número de mortos de um confronto armado entre cristãos e muçulmanos, que começou na noite de sábado, no bairro de Imbaba, subúrbio do Cairo, aumentou para dez. Segundo a mídia estatal, outras 186 pessoas ficaram feridas. O primeiro-ministro do país convocou uma reunião de emergência para discutir a violência. O conflito começou quando cerca de 500 islamitas conservadores, conhecidos como salafis, atacaram a igreja de Mar Mina exigindo que cristãos libertassem uma mulher convertida ao Islã para se casar com um jovem.

Houve um tiroteio, e os dois lados jogaram coquetéis molotov e pedras. Soldados e policiais correram para a igreja, dispararam para o ar e usaram bombas de gás lacrimogêneo para dissipar o tumulto, disseram testemunhas.

Uma testemunha informou à agência de notícias Reuters que outra igreja na mesma área estava em chamas e havia sido seriamente danificada.

O Exército do Egito, que interinamente governa o país após a queda do ditador Hosni Mubarak, disse, neste domingo, que vai submeter os 190 presos nos conflitos de sábado ao Supremo Tribunal Militar. O incidente oferece um novo teste para os governantes que comandam o país.

Os salafis têm ganhando mais terreno no Egito. Já os cristãos, a maioria coptas, representam 10% da população. Os confrontos entre eles têm se tornado cada vez mais comum, principalmente no sul do país.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.