domingo, 4 de dezembro de 2011

Entidades e personalidades do futebol lamentam a morte de Sócrates


CBF anuncia um minuto de silêncio em todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo

RIO - Desde o início da manhã deste domingo, personalidades e entidades do futebol fizeram manifestações de lamentação pela morte de Sócrates, que morreu nesta madrugada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em consequência de um choque séptico. Ele estava internado desde a noite de quinta-feira. A CBF divulgou nota informando que todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo terão um minuto de silêncio em homenagem ao Doutor.

A presidente Dilma Rousseff disse, em nota, que o Brasil perde neste domingo um de seus filhos mais queridos: “Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela Fifa, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida. (...) Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores”. Dilma destacou ainda o papel de Sócrates como cidadão, atuante político que, “fora dos campos, nunca se omitiu”, de acordo com a presidente.

Corintiano, o ex-presidente Lula lamentou a partida do craque por meio de nota oficial, destacando sua postura como cidadão, e prestou solidadriedade à família: "O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além do seu imenso talento como profissional do futebol. A contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor", diz o comunicado assinado por Lula, Dona Marisa e seus familiares.

O site do Corinthians, clube no qual Magrão foi consagrado ídolo, traz uma homenagem ao ex-jogador. A nota oficial lembra sua trajetória no time, pelo qual disputou 297 jogos, marcou 172 gols, venceu três Campeonatos Paulistas e encabeçou o movimento da democracia corinthiana, e agradece pela marca deixada no seu futebol: "Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha. Obrigado, Doutor!", afirma o comunicado.

Mesmo clubes em que Sócrates não atuou divulgaram nota de pesar, como Fluminense e São Paulo. O Tricolor carioca se solidarizou com a família e afirma que ele foi um “artista da bola, que muito fez para valorizar o futebol brasileiro”. O São Paulo, time no qual o irmão do Doutor, Raí, se consagrou, lamentou o falecimento e destacou a grande colaboração de Magrão ao futebol, apesar da rivalidade com o Corinthians.

Pelo Twitter, Zico, com quem Sócrates jogou as Copas de 82 e 86 e que foi o maior incentivador de sua transferência para o Flamengo, expressou sua tristeza: “Um dia triste. Por ironia, o destino nos levou o Sócrates exatamente no dia de uma grande decisão do futebol brasileiro...” Apesar da influência de Zico na ida do Doutor para o rubro-negro, os dois jogaram poucas vezes juntos, por causa de lesões. Mas a convivência no Rio uniu os dois jogadores, transformando-os em grandes amigos.

Zico também publicou em seu site oficial um texto sobre Sócrates, no qual conta que planejava fazer uma homenagem a ele no Jogo das Estrelas, evento beneficente anual organizado pelo Galinho e que este ano será realizado pela primeira vez no Morumbi, em São Paulo. Na mensagem publicada online, Zico diz que estava confiante de que o amigo se recuperaria: “As informações eram preocupantes, mas a gente sempre acredita na força de caras como o Sócrates. Dormi ainda confiante, acordei com a certeza de que o destino nos levou o Sócrates no dia de uma grande decisão do futebol, esporte em que ele é um de seus mais importantes personagens.” E destacou o brilhantismo do Doutor em campo: “Jogando bola é difícil descrever tamanha classe, categoria e a inteligência extrapolou os campos de futebol. Além de médico, sempre foi engajado políticamente nas causas que acreditava. Era leal, obstinado, íntegro e sincero.”

Amigo de Sócrates desde que jogaram juntos no Corinthians da década de 80, o ex-lateral-esquerdo Wladimir também lamentou a morte do Doutor:

- Tive a oportunidade de conviver com ele durante quatro, cinco anos. Era uma pessoa ímpar, fantástica, iluminada intelectualmente, e com uma capacidade de liderar que era uma coisa a toda prova. Tivemos o privilégio de conviver com ele, sem dúvida aprendemos muito e sentimos muito sua passagem - disse ele em depoimento exibido no canal ESPN Brasil.

Wladimir e Sócrates foram dois dos principais expoentes da Democracia Corintiana, movimento revolucionário no futebol brasileiro na época. Entre as mudanças estava a abolição da concentração e a adoção do voto direto, de jogadores e comissão técnica, para todas as decisões relacionadas ao futebol, inclusive contratação de reforços. Wladimir e Sócrates também tiveram participação atuante no movimento Diretas Já, que pedia a volta das eleições diretas para presidente da República.

- Além de promover este movimento (Democracia Corintiana), que foi histórico no futebol, pudemos contribuir com a população brasileira pela redemocratização do país. Tivemos uma convivência muito estreita. A gente tinha abolido a concentração, então nossas famílias estavam sempre juntas, a gente se concentrava na minha casa, na casa dele, às vezes na casa do Casagrande - completou Wladimir.

O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, também fez sua homenagem em um post no Twitter: “Nossa homenagem à memória do Sócrates, um defensor da democracia e do futebol bonito, nos clubes por onde passou e na seleção brasileira.”

O ex-atacante e técnico Renato Gaúcho, que jogou com Sócrates na seleção brasileira e no Flamengo, disse que este domingo é “um dia triste para o futebol brasileiro” e que “o Brasil perde um ídolo”.

“Sócrates era mais que um jogador e amigo. Uma pessoa de um coração imenso e que marcou época, não só com sua habilidade com a bola, mas pelo caráter, humildade e luta na vida. Hoje era para ser um dia de alegria para o futebol brasileiro, numa rodada espetacular de fim de Campeonato. Mas, infelizmente ficará marcado por uma perda irreparável para o futebol. Tive a felicidade de conviver com o Sócrates na seleção brasileira e no Flamengo. Momentos que vou levar para sempre comigo. Amizade, companheirismo e muitos ensinamentos que me ajudaram bastante como jogador e homem”, disse Renato, através de sua assessoria de imprensa.

Pelo Twitter, jogadores como Ronaldo também lamentaram a notícia. Logo cedo, o Fenômeno postou: "O dia começou triste. Descanse em paz, Dr Sócrates...". Luís Fabiano também comentou: "Notícia triste essa do falecimento do Sócrates. Meus sentimentos à família dele".

Neymar falou sobre a elegância do ídolo no futebol: "Dr. Sócrates, exemplo de liderança, sinceridade e futebol arte. Meus sentimentos à família do craque. Que Deus o tenha em paz #luto".


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.