terça-feira, 18 de setembro de 2012

Em 60 anos, projeto em Salvador atendeu mais de 30 mil crianças

No meio de uma favela de Salvador, muros cercam 52 edificações e uma ampla área verde, onde funciona há 60 anos um dos projetos sociais mais conhecidos da Bahia.

A Mansão do Caminho, fundada no bairro Pau da Lima pelo médium espírita Divaldo Franco, 85, já atendeu mais de 30 mil crianças em escolas, creche, maternidade e biblioteca.

O projeto tem números grandiosos: 82 mil m², 300 funcionários e 400 voluntários.

O custo mensal é de R$ 700 mil. A maior parte da verba (40%) provém de direitos autorais de livros escritos pelo médium. Franco já vendeu 10 milhões de exemplares em português e teve suas obras traduzidas para 16 idiomas.

O resto é dividido entre o governo da Bahia e doações.

Para participar das atividades, moradores da região se cadastram e recebem visitas domiciliares para comprovar que são de baixa renda.

A creche atende 390 crianças até seis anos. Convênios permitem manter outros 150 alunos numa escola municipal e 1.300 numa estadual.

O terreno abriga ainda padaria, oficina de costura, refeitório, escola de informática, gráfica, centro de saúde e laboratório de análises clínicas, além da casa do médium.

"Nosso lema é jamais dizer a palavra 'não'. Sempre temos o que oferecer. É só querer. E, se um dia não pudermos dar algo, daremos o que podemos", diz Franco.

O voluntário Ednilson Pereira, 41, chegou à Mansão do Caminho aos dois anos de idade, após a morte da mãe.

Até os 25 anos, morou no orfanato que Franco mantinha na época. Há 17 anos, ele administra a padaria. "A Mansão é uma bênção na minha vida. Foi lá que tive oportunidade de me tornar um homem responsável, educado, com ética e religiosidade."

Folha OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.