quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

No Dia da Solidariedade, Ban diz que a unidade é fundamental para alcançar objetivos


Na comemoração do Dia Internacional da Solidariedade, comemorado em todo o mundo hoje (20), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a coesão que encontrou entre os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro,em junho de 2012, mostrou ao mundo um importante ato de solidariedade. A Rio+20 reuniu líderes políticos e instituições e debateu uma série de questões para avançar numa agenda de erradicação mundial da pobreza preservando o meio ambiente.

Ban também destacou os benefícios da cooperação inclusiva, que são importantes para a redução da pobreza e promoção das liberdades democráticas no mundo. “Podemos alcançar nossos objetivos comuns se as pessoas forem capazes de participar na formulação e execução de planos, políticas e programas para moldar o nosso futuro comum”, disse o Secretário-Geral.

A resolução da ONU de 2005, que institui a data comemorada em 20 de dezembro, identifica a solidariedade como um dos valores fundamentais e universais nas relações entre os povos no século XXI. Em 2002, a Assembleia Geral institui o Fundo Mundial de Solidariedade, operado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento humano nos países mais pobres.

ONUBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.