domingo, 16 de dezembro de 2012

Projeto Aquarius embala 4 mil pessoas no Complexo do Alemão


Evento leva música erudita e popular à comunidade pacificada no Morro do Adeus

RIO - A chuva não esfriou os ânimos das 4 mil pessoas que, segundo bombeiros e organização do evento, compareceram à apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, no concerto do Projeto Aquarius na noite deste sábado no alto do Morro do Adeus, no Complexo do Alemão.

A festa, que começou por volta das 21h, foi apresentada por Regina Casé e a jornalista Ana Paula Araújo, âncora do RJTV 1ª edição, da TV Globo, e trouxe uma rara oportunidade aos moradores da comunidade. Muitos deles jamais haviam assistido a um concerto de música erudita.

— Nunca vi a OSB, era impossível perder essa chance. A música é bem difertente do que costumo ouvir, mas estou adorando - disse Sueli Meneses, que saiu da Comunidade de Nova Brasília com a irmã, Marlene, só para conferir o espetáculo de música clássica.

Mas a dupla também estava ansiosa por outra parte do evento: a inauguração da árvore de Natal.

— Os fogos são sempre lindos. Não é como a árvore da Lagoa, mas é a do Morro do Adeus, também vale muito a pena — vibra Marlene.

Muito aguardada também é a participação de Alcione, a Marrom, que vai subir ao palco para cantar seus grandes sucessos e algumas canções natalinas, e dos percussionistas do Grupo Cultural AfroReggae.

O governador Sergio Cabral disse que o poder público está cada vez mais presente na comunidade, mas lembrou que ainda há muitos desafios:

— É impressionante. Agora posso comparar os dois projetos Aquarius realizados no Alemão, o do ano passado e este: e vejo como o ambiente está mais solto, a energia melhorou, as pessoas estão mais felizes. Claro que ainda temos muitos desafios, sobretudo a empregabilidade e geração de investimentos. Mas avançamos muito. Eu fico muito feliz com isso. O poder público está cada vez mais presente. E isso reforça: não basta segurança, é preciso cultura, arte e emoção - disse Cabral.

Sob a regência do maestro Roberto Minczuk, os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira tocou trechos da ópera “O morcego”, de Strauss; “Bachianas brasileiras nº 4”, de Villa-Lobos; e a suíte de “O Quebra-nozes”, de Tchaikovsky.

— É a segunda noite que estamos aqui no Alemão, e é sempre um presente, ainda mais porque estamos perto do Natal. Teremos música de primeira qualidade — disse o maestro Roberto Minczuk.

A estrutura de 18 metros de diâmetro e cobertura oval foi montada próxima à estação de teleférico do Morro do Adeus.

O ator Marcos Frota também prestigiou o evento:

— Fui convidado e vim correndo. Por tudo: desde a vista, que é lindíssima, até a música, que é magnífica. A comunidade ganha um presente - afirma.

O concerto desta noite faz parte das comemorações pelo 40º aniversário do Projeto Aquarius.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.