terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Total de mortos em Santa Maria chega a 234


Posto Médico Legal confirma mais três óbitos na tragédia. Ministério da Saúde informa que 118 vítimas ainda estão internadas, 75 delas em estado gravíssimo

O Posto Médico Legal da cidade de Santa Maria confirmou, na manhã desta terça-feira, que o total de mortos na tragédia da boate Kiss, na madrugada de domingo, subiu para 234. Nos três atestados de óbito que não constavam na lista consolidada até a noite de segunda-feira estão os nomes de Vinícius Marconato Uggeri, Thailan de Oliveira e Lucas Dias de Oliveira. A perita médica legista Maria Ângela Zucchetto confirmou os três novos registros de óbito ao site de VEJA. Ela comanda a 5ª Coordenadoria Regional de Perícias. Os três nomes não haviam sido computados na lista que, até a segunda-feira, informava 231 mortos.

O Ministério da Saúde informou, nesta manhã, que 118 vítimas ainda estão internadas. Dentre elas, estão 75 pessoas em estado crítico, em risco de vida, e outras vinte com queimaduras graves pelo corpo.

Segundo informações da Agência Brasil, o número de internados com problemas menos graves diminuiu com a alta hospitalar de seis pessoas entre segunda e terça-feira. O ministro e a Secretaria de Saúde do município comemoram que nenhuma outra morte tenha sido registrada mais de 50 horas após a tragédia. “Nós temos 75 pacientes que estão em estado crítico, precisam de atenção e podem vir a óbito. Mas, em uma tragédia como essa, conseguir 54 horas sem mortes é muito bom”, disse Padilha.

Um comitê de gerenciamento de crise foi montado no Hospital Caridade, em Santa Maria, para monitorar os pacientes que correm risco de vida e os novos casos de pneumonite que surgirem. Segundo o ministro, até seis dias após inalar a fumaça tóxica do incêndio, podem aparecer sintomas como falta de ar, cansaço e tosse, que tendem a evoluir de forma rápida para insuficiência respiratória. As autoridades de saúde mantêm a prática de transferir os pacientes de Santa Maria para Porto Alegre, de modo a garantir reserva de vagas para novos casos de pneumonite química que possam surgir entre as vítimas na cidade.

Assistência às famílias – De acordo com Padilha, foi feito um mapeamento para localizar as famílias que perderam parentes na tragédia para que recebam assistência psicológica. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde estudava a maior parte dos jovens que morreram no incêndio, forneceu os endereços dos estudantes de outros municípios, e as prefeituras dessas cidades já foram acionadas para oferecerem suporte aos familiares dos mortos.

Segundo Padilha, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) de Santa Maria está funcionando 24 horas para o atendimento de familiares e amigos que estejam sentindo algum tipo de distúrbio emocional. Também está atuando na cidade um grupo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). “Eles atuaram na tragédia das Torres Gêmeas e são especializados em cuidar do suporte psicológico de pacientes de traumas como esse”, disse o ministro.

Padilha segue para Porto Alegre nesta terça-feira para acompanhar a situação dos pacientes internados na capital, mas retorna à tarde para Santa Maria. Ainda não há previsão para que o ministro deixe o Rio Grande do Sul.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.