domingo, 17 de março de 2013

Laudo comprova que porta da boate Kiss dificultou saída de pessoas durante incêndio


Barras de ferro dificultaram saída da Boate Kiss e colaboraram para elevar número de mortes, indica perícia

Exame feito pelo Instituto-geral de Perícias (IGP) detectou quatro estruturas que dificultaram a fuga na hora do incêndio


Em 161 páginas, o Exame do Local feito pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) descreve a participação das barras de ferro instaladas na boate Kiss, em Santa Maria, na morte das 241 pessoas. Ao dificultar a saída de quem estava na festa, as estruturas causaram de boa parte das mortes, segundo a perícia.

De acordo com o laudo técnico, as quatro barras de contenção representam um dos capítulos mais dramáticos na hora da fuga. Uma delas, instalada após uma porta interna de 2,20m foi a que mais trancou as pessoas dentro da casa noturna quando tentavam se salvar do incêndio. Instalada do lado direito, a barra de 1,10m obstruía a saída de um dos lados da porta. Após a pressão da multidão, esta barra foi derrubada, mas muitas pessoas já haviam caído e sido pisoteadas na tentativa de sair para a calçada.

Como aconteceu

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 241 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridos.

A tragédia, que teve repercussão internacional, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.

Zero Hora

Um comentário:

  1. Hello there! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.


    Feel free to surf to my blog - http://intuner.co

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.