quinta-feira, 28 de abril de 2011

Jovem que jogou bebê em lixeira de hospital vai responder por abandono de recém-nascido


SÃO PAULO - A mãe que que deu à luz em banheiro e abandonou o recém-nascido no lixo de um hospital em Jundiaí, a 65 km de São Paulo, prestou depoimento na Delegacia de Investigação Gerais da cidade, na manhã desta quinta-feira. Segundo a polícia, a jovem de 20 anos vai ser liberada durante a tarde e responder por abandono de recém-nascido. O bebê prematuro, que pesa apenas 1,5 kg, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave.

A mãe, que teve alta do hospital nesta manhã, foi ouvida durante 40 minutos e contou que não sabia que estava grávida à polícia. Ela disse ainda que foi ao banheiro, expeliu uma "coisa roxa" e a jogou no lixo. Aos policiais, afirmou apenas que tinha engordado, pois estava menstruando normalmente. Segundo a jovem, a criança é de um ex-namorado.

Na terça-feira, a jovem passava por uma consulta no Hospital Paulo Sacramento alegando dores abdominais. Ela pediu para ir ao banheiro. Na volta, disse ao médico que estava melhor e saiu do consultório. Uma funcionária da limpeza do hospital encontrou o recém-nascido na lixeira do banheiro. Investigadores dizem que ela foi levada para ver a criança, mas não demonstrou reação.

No mesmo dia, uma mãe abandonou um recém-nascido no quintal de uma casa no bairro do Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo. O menino foi deixado junto com uma sacola do programa Mãe Paulistana, que atende gestantes. Ele foi encontrado por um morador da casa e levado a um hospital. Os médicos disseram que o bebê tinha, no máximo, cinco dias de vida.

Também na Praia Grande, no litoral de São Paulo, um caso de abandono chocou o país. Uma mulher jogou a filha recém-nascida em uma caçamba de lixo. Um catador de latinhas encontrou a criança. Câmeras gravaram a ação e a mulher foi identificada. Rosineide de Salles Lins, de 39 anos, foi presa. Ela disse à polícia que tinha seis filhos e jogou a criança num ato de desespero. Porém, o Conselho Tutelar recebeu denúncias e localizou mais três filhos de Rosineide, que também foram rejeitados. Em março do ano passado, ela teve um casal de gêmeos, que foi entregue a duas irmãs moradoras de Praia Grande. A família tenta obter a guarda na Justiça. Outra filha de Rosineide tem hoje 15 anos e também foi entregue a uma família, que a adotou. Quando a menina nasceu, Rosineide tentou afogá-la em um vaso sanitário.

A recém-nascida jogada na lixeira foi fruto de um relacionamento com um vigia de 58 anos, que trabalhava no mesmo local que Rosineide. Ele é casado e pai de três filhos adultos. Uma irmã de Rosineide diz que quer adotar a menina, mas, se quiser obter a guarda, o pai terá prioridade. O vigia fez teste de DNA para saber se o filho é dele e ainda não entrou com pedido formal na Justiça para ficar com a criança.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.