quinta-feira, 28 de abril de 2011

Número de mortos após tempestades nos Estados Unidos sobe para 170


Alabama foi o Estado mais atingido por tornados

As violentas tempestades e tornados que atingiram uma grande parte dos Estados Unidos já deixaram pelo menos 170 mortos nas últimas 24 horas, informa nesta quinta-feira (28) a imprensa americana. Os números continuam a ser atualizados, mas, de acordo com os jornais New York Times e Washington Post e a rede de TV CNN, a quantidade de vítimas na região sul chegou a 173.

O presidente Barack Obama ordenou que o governo "aja rapidamente" no Alabama, o principal Estado atingido. De acordo com a BBC e o New York Times, só nessa região morreram 128 pessoas. No Estado do Mississipi, já foram registradas 32 vítimas.

As autoridades declararam estado de emergência no Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississipi, Missouri, Tennessee e Oklahoma, onde os governadores convocaram a Guarda Nacional para ajudar nas operações de resgate e limpeza.

De um total de 50 Estados, 21 foram afetados por temporais - em uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul.

Tornados gigantescos
No Alabama, um gigantesco tornado, de quase 1 km, passou sobre Tuscaloosa e "algumas zonas estão literalmente irreconhecíveis", revelou o prefeito da cidade, Walter Maddox.

Muitas pessoas ficaram presas em suas casas, com as portas bloqueadas por árvores. As ruas estão repletas de destroços. O morador Will Nevin descreveu a tempestade.

- Estava com minha mulher vendo as notícias sobre o clima quando um enorme tornado caiu sobre nós. Fomos correndo para o banheiro, as luzes piscavam e tudo tremia.

Em Birmingham, maior cidade do Alabama, outro tornado causou enorme destruição no norte da zona urbana, arrastando automóveis e arrancando árvores.

Ao menos 375 mil pessoas ficaram sem eletricidade no Estado, segundo as autoridades.

Famílias abrigadas
No Arkansas, outro Estado muito atingido, os tornados e enchentes deixaram 11 mortos, declarou à France Presse Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas.

- Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas e muitas regiões alagadas.

Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado (23) e terça-feira (26).

Centenas de pessoas foram evacuadas no Missouri, após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff.

Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas. Chris Pigg, morador da cidade, passou a noite com os parentes em um abrigo.

- Estou feliz que minha família esteja sã e salva.

Segundo o serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service), a previsão é de uma breve calmaria para quinta e sexta-feira (29), antes da chegada, no sábado (30), de uma nova tempestade.



R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.