sábado, 15 de outubro de 2011

Pais abandonam criança com Síndrome de Down em hospital no Humaitá


RIO - Ele nasceu há pouco mais de uma semana, na Clínica São José, no Humaitá, e passou o Dia das Crianças sozinho, numa UTI neonatal. Portador da Síndrome de Down, o bebê tem complicações cardíacas e luta para sobreviver. Seu drama, que vem comovendo médicos e enfermeiros do hospital, tem ainda um ingrediente familiar.

Semelhante à história contada por Manoel Carlos na novela "Páginas da vida", o bebê foi deixado pelos pais logo após o nascimento. Na clínica, o caso tem sido tratado com discrição, já que corre em segredo de Justiça, na 1ª Vara da Infância.

O futuro dele está agora nas mãos da equipe médica que o acompanha e da juíza Ivone Caetano, titular da 1ª Vara. Em situações como essa, a Justiça pode encaminhar a criança para adoção, e os pais poderão responder por abandono de incapaz, crime cuja pena pode ser de até seis anos de prisão. Para o advogado Antônio Sérgio Pereira Gonçalves, especialista em direto de família, é pouco provável que os pais consigam ter de volta o bebê, caso se arrependam:

- A meu ver, já houve um crime. Está consumado. A Justiça não costuma considerar um possível arrependimento dos pais.

Em "Páginas da vida", a personagem vivida pela atriz Lilia Cabral abandona a neta no hospital ao saber que ela tem Down. A menina é adotada pela pediatra Helena (Regina Duarte).

O Globo

2 comentários:

  1. Se fossem pobres seriam linchados, mais são ricos, e a desculpa é que, corre em segredo de justiça. hipócritas, cadê a imprensa nessa hora, se fosse pobre já teria seu nome divulgado.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém, mas ninguém mais da família se mexeu para resolver essa violência, esse abandono desumano?
    Todos na cadeia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.