sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cães para auxiliar crianças especiais

Egresso Cristian Leitão abordou benefícios da relação homem-animal em TCC e foi destaque na mídia regional

Dono de um projeto pioneiro, o médico veterinário Cristian Leitão conseguiu levar dos bancos universitários para o mercado profissional sua experiência com o adestramento de cães a favor dos portadores de necessidades especiais. O egresso da Unicastelo foi contratado pela indústria Royal Canin, do setor de alimentação de pequenos animais, que mantém este projeto social.

Junto de uma equipe composta por fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicóloga, Leitão atende, atualmente, crianças, jovens e até mesmo adultos com síndrome de down da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Descalvado. O trabalho tem sido enaltecido pelos dirigentes da entidade e pela população e recentemente foi destaque no portal G1 e no Jornal da EPTV, afiliada da TV Globo na região.

Tudo começou há dois anos quando Cristian iniciou os trabalhos no GACC (Grupo de Apoio a Crianças com Câncer) da cidade de Leme. Adestrador há quase uma década, ele também trabalhou com crianças autistas e percebeu que muitos benefícios eram notados a favor dos pacientes e dos próprios cães. “Foi isso que motivou meu projeto de pesquisa. Quis realmente observar todas essas características e tentar explicar como isso acontecia. Cada um dos animais tem suas habilidades próprias e que servem para diferentes tratamentos. Ver os resultados nos pacientes sempre foi algo muito gratificante”, acrescentou.

A abrangência da pesquisa foi defendida pela orientadora do projeto. Patrícia Orlandini Gonçalez disse na fase de elaboração da monografia: “Temos trabalhado com a Terapia Assistida há algum tempo nos trabalhos que conduzimos no campus. Há linhas de pesquisa sobre a Zooterapia que identificam somente o benefício gerado ao homem, mas o animal também demonstra melhores condições. As pesquisas que orientamos objetivam oferecer parâmetros para seleção de outros animais que possam servir às terapias assistidas”.

Coordenadoras do grupo, mães de pacientes e colegas de equipe sempre atribuíram grande parte dos resultados positivos observados nos pacientes ao trabalho desenvolvido por Leitão. E assim também acontece atualmente com os grupos de atendidos da APAE. São vários alunos protagonistas deste projeto social e cães que realmente mostram sua importância no processo de reabilitação. “A ajuda dos cães auxilia na coordenação motora, nossos alunos se sentem mais à vontade, mais felizes e motivados”, afirmou a coordenadora do projeto, Daniela Nascimento.

A reportagem completa feita pela emissora EPTV, bem como o vídeo, podem ser acessados pelo link http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/05/terapia-com-caes-ajuda-portadores-da-sindrome-de-down-em-descalvado.html

Unicastelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.