quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escola em área de tráfico no Rio tem 3ª melhor nota do País em ranking do ensino público

Escola Glauber Rocha teve o 3º maior Ideb entre os anos finais do ensino fundamental

A Escola Municipal Glauber Rocha, no bairro da Pavuna, na zona norte do Rio, é definido por seus alunos como uma "casa". Para a direção da escola, trata-se de uma "ilha no meio da violência". A unidade tirou a terceira melhor nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no ranking nacional de escolas públicas referente aos anos iniciais do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano) (8,5).

A escola é considerada uma "ilha" em meio ao violento complexo de favelas da Pedreira, marcado por diversos confrontos entre traficantes e policiais. Para Mamay Mendes, mãe de Wilner Mendes Motta, aluno do 9º ano, o diferencial da escola é a união.

— Quando decidi colocá-lo no colégio, vim até aqui e conversei com a direção, com os professores, e vi que era feito um trabalho diferente. Os professores são amigos dos pais e sempre nos chamam para ajudar.

Já para a diretora da escola, Ioliris Paes, desde 1996 à frente da unidade, o desempenho no Ideb é resultado de um trabalho em três pilares fundamentais.

— A parceria com a comunidade, que nos apoia e ajuda, o incentivo à leitura e a atenção individual, com o reforço escolar. Como trabalhamos em período integral, conseguimos atuar em diversas frentes e trabalhamos com a autoestima, para que eles se tornem grandes pessoas.

Mas, segundo ela, nem tudo é favorável. Ioliris diz que, quando assumiu a direção da escola, o cenário era o oposto.

— Quando me tornei diretora, a escola era vazia. Ninguém queria estudar aqui. Tudo estava destruído. As famílias não queriam ver seus filhos aqui. Só tínhamos 89 alunos. E, logo no primeiro ano, fizemos a festa da restauração. Reformamos a escola e toda a comunidade foi convidada. Foi o primeiro passo para uma grande transformação. Atualmente temos mais de 500 alunos, com todas as salas cheias.

Ela diz acreditar que a fórmula pode dar certo em outros locais e sonha com uma grande mudança na educação brasileira.

— Nós somos uma ilha no meio da violência, nos unimos e nos tornamos uma família. Com isso, conseguimos ajudar os alunos e o nosso bairro. Nasci na Pavuna e fico feliz em conseguir demonstrar para o Brasil que ainda podemos lutar pela educação de qualidade e que, com pequenos atos, podemos conseguir grandes resultados.

A aluna Sara Lorraine, de nove anos, diz que não é só de livros que vive a Glauber Rocha. Perguntada se trocaria de escola, ela foi enfática.

— Aqui eu gosto de tudo, fazemos educação física, vemos filmes e ainda fazemos passeios. Já fomos no planetário e até no Jardim Zoológico. Não trocaria de escola por nada. Aqui é minha segunda casa.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.