domingo, 25 de outubro de 2009

Governo quer acabar com regime semiaberto para grandes traficantes


O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que projeto que altera essa legislação irá para o Congresso em novembro. Pequenos traficantes deverão cumprir pena alternativa

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou em entrevista ao repórter Nelito Fernandes, de ÉPOCA, que a legislação criminal brasileira será revisada. Segundo Genro, o governo federal quer acabar com a progressão regime para grandes traficantes e aumentar as penas por tráfico. O projeto deve ser encaminhado ao Congresso em novembro.
"Sou a favor da ausência de qualquer liberalidade", afirma Genro. "Enquanto não houver uma modificação desse tipo não teremos um combate efetivo."
As mudanças servirão para evitar que pessoas condenadas por tráfico consigam entrar em um regime semiaberto - em que os presos podem sair durante o dia para trabalhar. Uma vez na rua, alguns desses criminosos não retornam ao presídio para dormir - mas voltam para suas atividades anteriores.
O traficante que atacou policiais no Rio de Janeiro com uma metralhadora antiaérea e derrubou um helicóptero da PM na última semana é um dos condenados beneficiados pelo regime semiaberto - e conseguiu o privilégio do regime mesmo já tendo fugido da cadeia uma vez.
A nova lei, entretanto, não se estenderia para todos os crimes de tráfico. O governo quer que os considerados pequenos traficantes cumpram penas alternativas. "O pé de chinelo acaba indo para a cadeia e faz 'pós-graduação' lá dentro", afirma o ministro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.