terça-feira, 12 de abril de 2011

Fumar, do hábito ao óbito


O tabagismo é o maior problema de saúde pública do mundo. Cinco milhões de mortes por ano estão diretamente ligadas ao hábito de fumar.
Um único cigarro possui cerca de 4.500 substâncias químicas, sendo mais de 60 delas cancerígenas. Existem até substâncias radioativas na fumaça do cigarro. A nicotina produz dependência superior à cocaína ou à heroína.

Existem 2 bilhões de fumantes passivos no mundo, sendo que metade da população infantil se encontra nessa situação. Fumo passivo é a maior causa de doenças respiratórias em crianças.
O ato de fumar acarreta problemas em praticamente todos os órgãos do corpo, pois a nicotina interfere com a circulação sanguínea. No fumante, há um risco aumentado de ocorrer infarto, acidente vascular cerebral, gangrena e até amputação de membros. A pele fica mais seca, com mais rugas; os ossos podem ficar mais enfraquecidos, com maior chance de osteoporose. A circulação sanguínea também pode ficar prejudicada nos ovários, testículos e pênis, levando à infertilidade e impotência. Nos olhos, podem ocorrer alterações na retina, catarata e até cegueira. O olfato e o paladar também ficam muito alterados.

Vários tipos de câncer estão diretamente relacionados ao fumo (boca, laringe, pulmão), enquanto outros têm maior chance de acontecer em fumantes. O pulmão é agredido de forma cumulativa pelo fumo, levando à bronquite, pneumonia e chegando até o enfisema pulmonar.
Parar de fumar melhora a qualidade de vida da pessoa e de todos ao redor. Olfato e paladar são restabelecidos. O risco de doença cardíaca começa a decair: um ano sem fumo o reduz à metade; em dez anos sem fumo, atinge o nível daqueles que nunca fumaram.

Cláudia Schwanz Orfaliais é pneumologista/pediatra, com graduação e especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em medicina pela Universidade Federal Fluminense



Época

2 comentários:

  1. Ola Maria Célia e Carmem.

    Lemos o artigo da Dra. Claudia, sobre o cigarro.. Porém, estamos muito em dúvida. Acreditamos, que, estão colocando muitas doenças na conta do cigarro, porém, o que vemos, são pessoas morrendo com doenças que dizem ser do cigarro, e nunca jamais fumaram.
    Porventura, se voces forem agora no Hospital São Luiz, e perguntarem quantos ali são pacientes que fumam, creio que os senhores se surprenderiam. Diriamos até, que seriam 430 pacientes e talvez, no máximo, 10 ali são fumantes.,
    Minha mae tem osteoporose, nunca fumou. Oscar Niemeyer, 103 é fumante, aliás, ele deve ter matando quantos, pelo tal dito fumo passivo?? Façam-me o favor. Cada balela que inventam. Tem milhares de casos semelhantes. Outro caso que representa bem, as duvidas do maleficio do cigarro é que, domingo retrasado, duas irmãs viúvas, com 70 anos, morreu justamente de uma hora para outra, a que não fumava. Então, como pode isso???
    Querem tirar essa dúvida voces mesmas, a PARTIR DE AGORA, toda vez que souberem de alguem que veio a óbito, perguntem se a pessoa FUMAVA?? Creio que irão ter uma grande surpresa.
    Escrevemos esta carta, para que, voces tambem apresentem o contraditório, citando por exemplo, as pessoas que representam o cigarro, ou seja, são 703 municipios no Brasil, 15.bilhoes em impostos, e 260.000.000 pessoas que vivem do tabaco.
    Pedimos sua opinião,

    atenciosamente

    Luiz Carlos Pauli

    ResponderExcluir
  2. Não resta dúvida que hábitos alimentares saudáveis, alegria de viver e exercícios físicos, são os ingredientes mais favoráveis a uma vida longa.Infelizmente, o cigarro foi catalogado como principal vilão, sem ter sido levado em conta que a má alimentação aliada a falta de exercícios físicos, maus pensamentos e predisposição genética,são os principais indicadores do surgimento de doenças e morte.
    Na minha opinião, a vida longa só tem sentido, se pudermos ser felizes; entretanto não é isso que se observa nas pessoas que vivem muito. Numa idade avançada, passamos a depender dos outros e também a vivenciar a morte dos ente-queridos, como os filhos, amigos, irmãos.Uma vida longa, poderá nos proporcinar um fim sem aqueles que mais amamos.Então ...vamos beber, comer,fumar, dar risada ...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.