segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Paulo usa pela primeira vez vacinas antigripe produzidas pelo Butantan



SÃO PAULO - A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começa a vacinação contra gripe utilizando, pela primeira vez, vacinas produzidas pelo Instituto Butantan. A meta é imunizar 5,5 milhões de pessoas, que equivalem a 80% da população-alvo - 6,8 milhões de pessoas.

Além de idosos com 60 anos ou mais, serão aplicadas doses do medicamento em gestantes, crianças na faixa de seis a 23 meses, indígenas e profissionais de saúde. Desde 1999, a campanha era dirigida a idosos e profissionais da saúde.

Durante a campanha, que se estenderá até o dia 13 de maio, a população irá receber tanto os medicamentos de prevenção da gripe comum quanto da gripe influenza A (H1N1) - gripe suína, subtipo que se espalhou pelo mundo na pandemia de 2009. No ano passado, as campanhas contra essas doenças ocorreram em datas diferentes.

Em nota, a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde , Helena Sato, alertou sobre a importância do comparecimento aos postos de vacinação da população incluída nessa campanha. "A vacina, de maneira nenhuma, causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias".

A campanha de vacinação contra a gripe sazonal ocorre em todo o país. Este ano, a campanha vai imunizar também os grupos contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior. Menores de dois anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A orientação do ministério é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, também devem consultar um médico antes de tomar a dose.



O Globo

2 comentários:

Verbratec© Desktop.