sexta-feira, 29 de abril de 2011

Síndrome de alcoolismo fetal causa danos permanentes ao bebê



Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 12 mil bebês nascem com a SAF (Síndrome de Alcoolismo Fetal) por ano.

Quando a mulher consome bebida alcoólica em excesso, a substância é absorvida pelo bebê por meio da placenta e pode causar deficiências aos recém-nascidos.

Após o parto, surgem alguns sintomas que são conhecidos como EAF (efeitos do álcool no feto). São eles: baixo peso ao nascer, disformismo facial (lábio superior mais fino ou cabeça menor do que a média), má formação de alguns órgãos e dificuldade em desenvolver habilidades, como a fala e a coordenação motora.

De acordo com Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, tudo o que a grávida absorve, seja alimentação, bebidas ou drogas, é levado diretamente ao organismo do feto, o que pode trazer benefícios ou danos à saúde do bebê.

“É importante que as mães saibam que qualquer quantidade de álcool ingerida pode trazer riscos à saúde do bebê, e isso também vale para medicamentos e outras drogas”, explica Huberman.

Para que a doença seja diagnosticada é necessário que o pediatra seja informado sobre os hábitos da mãe na gravidez e se existe histórico de alcoolismo na família.

No Brasil, não existe nenhum dado oficial que determine quantos bebês são atingidos pela enfermidade, mas o número de casos pode ser muito grande, já que na maioria das vezes ela não é diagnosticada.

Tatiane Moreno

Um comentário:

  1. Olá Tatiane,

    Somos as estudantes Miriam e Débora de pós graduação em Inclusão Social do Centro Universitário UNASP, campus Engenheiro Coelho. Achamos o seu blog muito interessante onde você aborda o assunto de forma clara e direta. Contribuindo assim para as leitoras se conscientizarem dos danos permanentes que tais substancias podem trazer pra si e para aqueles que estão sendo formados.

    Muito obrigada.

    Miriam e Débora

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.