segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Documentário “Dana – 8 anos e anoréxica” assusta e emociona


Se a função primeira de um documentário é colocar em evidência um recorte da realidade, “Dana – 8 anos e anoréxica” mostra uma parte cruel do mundo em que vivemos. O filme apresenta o caso de uma menina britânica que não completou sequer 10 anos de idade e sofre de anorexia, doença que mal sabe como começou a sentir.

O filme se inicia com Dana internada em uma clínica para um tratamento de 12 semanas no qual psicólogos e especialistas irão alimentá-la, fazê-la aumentar de peso e entender como ela ter se tornou anoréxica. A menina conta que a princípio só queria comer de maneira mais saudável. Parou com doces, junk food e se tornou vegetariana. Depois, ficou obsessiva com exercícios para gastar as calorias do que ingeria e, quando entrava em um supermercado com a mãe, lia os rótulos de tudo para saber o que a deixaria mais magra. Não demorou a parar de comer completamente e precisar ser alimentada por uma sonda.

O documentário baseia-se também em dados da Organização Mundial da Saúde para alertar sobre o aumento do número de casos de meninas anoréxicas antes dos 12 anos internadas em hospitais e clínicas de reabilitação. Em menos de dois anos, esse número aumentou em 15% na Inglaterra. Feita em 2008, essa produção foi exibida na TV britânica em outubro passado e causou choque nos espectadores por conta de sua trágica história real. Uma das partes mais dramáticas é quando a menina volta para casa, após uma de suas internações, e, apesar de entender que corre risco de vida, continua regulando o número de calorias que ingere a inacreditáveis 175 ao dia.

“Dana – 8 anos e anoréxica” será exibido no canal pago Discovery Home and Health neste domingo (16), às 23h, com reprise na segunda, às 19h.

Luciana Borges

Colherada Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.