sábado, 24 de setembro de 2011

Sesc Guaxuma promove projeto de limpeza das praias, em Maceió


Ação aconteceu nesta manhã e contou com participação de 90 crianças, pais e professores

Durante a manhã deste sábado (24), cerca de 90 crianças que participam de atividades no Sesc Guaxuma, em Maceió, fizeram parte de um projeto ambiental promovido pela instituição, que celebra o Dia Mundial da Limpeza do Litoral, comemorado no dia 17 deste mês em mais 120 países. O evento é um programa ambientalista, sem fins lucrativos, que visa a redução dos resíduos produzidos, principalmente, por banhistas e donos de barracas à beira-mar. A mobilização contou, ainda, com a participação de pais e professores da instituição.

A assistente social do Sesc, Malba de Araújo, ressaltou a importância da participação das crianças no projeto: “Na prática, elas aprendem com mais facilidade. Todas moram em áreas litorâneas e mostramos que elas buscam pela preservação do próprio espaço”, frisou.

O casal de banhistas Ricardo e Vânia Morgan se sensibilizou com a iniciativa e decidiram ajudar a recolher a sujeira na praia. “Nós já temos o hábito de trazer uma sacola para colocarmos nosso lixo. Acho que se cada um fizesse isso, sem dúvida teríamos uma praia mais limpa e, consequentemente, mais bonita”, disse Vânia.

“Os donos das barracas deveriam cumprir com a obrigação de recolher, no mínimo, os materiais recicláveis que saem do seu próprio estabelecimento, como copos e sacolas plásticas”, emendou Ricardo Morgan.

A dona de casa Mariana da Silva é mãe do aluno Anthony Barbosa, 7 anos, e foram juntos participar da ação. “É legal ele me ver participando, ajudando a limpar, pois passa a dar mais valor. Procuro ensinar a meu filho a importância da limpeza em todos os sentidos e em qualquer ambiente”, disse.

O biólogo Christian Berner alertou para as consequências ambientais da sujeira deixadas pelo homem nas praias “Quando geramos lixo temos que tratá-los. Além de deixar a praia feia, existe a intoxicação dos animais marinhos. Os resíduos deixados na areia vão parar na água e podem causar a contaminação das espécies”, explicou.

A limpeza aconteceu em pontos da praia Guaxuma até a praia do Pontal até o fim da manhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.