terça-feira, 29 de maio de 2012

Professora desenha alunos em moldes de jornal


Nas aulas de Matemática do 5º ano da Escola Humberto Cordeiro os jovens aprenderam sobre medidas em atividade prática onde todos foram contornados

Na Escola Municipal Humberto Cordeiro (Ponta Grossa), a professora da turma do 5º ano, Elaine Hauer Dias, utiliza o jornal em todas as aulas, inclusive quando o assunto é ‘Construção e Análise de Gráficos’, na disciplina de Matemática. Com isso, ela está conseguindo estimular a leitura como instrumento que viabilize o acesso à informação e melhor compreensão da realidade social, promovendo a reflexão e discussão do processo do conhecimento. “O trabalho contemplou os estilos de representações gráficas e abordou também a construção de hipóteses e soluções para problemas propostos, bem como novas formas de representação”, explica a professora.

Nesta atividade, Elaine pediu que todos deitassem em folhas de jornal onde foi feito o contorno do corpo de cada um e, em seguida, tiradas as medidas. Em seguida, foi criado um gráfico com nome e agrupamentos por aproximação de altura. Conhecendo sua altura, cada aluno pôde perceber e comparar com os demais a diferença que há entre eles. “Após o agrupamento houve várias manifestações referente à idade e a altura dos pais. Ao final da atividade todos levaram para casa o boneco para buscar informações e perceber, através da hereditariedade, a base de sua altura”, conta.
A aprendizagem contextualizada, defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), visa que o aluno aprenda a mobilizar competências para solucionar problemas em contextos apropriados. Para Elaine, “a socialização dos resultados apurados mostrou a importância do uso de metodologias diferenciadas, proporcionando um aprendizado significativo em um ambiente onde o aluno reconheça as várias possibilidades de reformular novos conceitos para seu melhor desempenho e compreensão”.

JM News

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