quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 DE MAIO – DIA MUNDIAL CONTRA O CIGARRO


Neste 31 de maio o planeta se mobiliza para lutar contra o vício do cigarro.

É o Dia Mundial Anti-Tabaco.

Especialistas do mundo inteiro afirmam que o hábito é tão nocivo que depois de uma tragada de cigarro o corpo humano leva 20 minutos recuperar o equilíbrio.

Somente depois de uma hora é que a nicotina sai do organismo. Sem a nicotina no corpo a respiração, o paladar, o prazer em comer e o fôlego apresentam melhoras significativas e aquela canseira ao subir uma escada, por exemplo, também melhora.

Em 48 horas sem fumo a respiração começa a apresentar sinais de melhora. Neste tempo a capacidade de sentir cheiros e sabores também melhora.

Ao vencer o primeiro mês sem cigarro, o ex-fumante apresenta melhoras no comportamento e memória. Um período de paz surge depois dos temidos primeiros 15 dias sem o tabaco, considerados os piores por quem está largando o vício.

Se a rotina atrapalha quem quer parar de fumar, o jeito é mudá-la, segundo médicos especialistas.

Atitudes simples resolvem o problema. Mudar comportamentos que lembrem o ato de acender o cigarro é a alternativa. Ler, evitar tomar café, praticar uma atividade física, ou qualquer outro tipo de ação que distraia o pensamento do ato de fumar são os desafios a serem encarados na luta contra o antigo hábito.

Depois de um ano sem fumar o risco de doença cardíaca diminui pela metade; de 5 a 15 anos após parar de fumar, o risco de derrame é reduzido ao nível das pessoas que jamais colocaram um cigarro na boca.

Após a primeira década sem cigarro, os riscos de desenvolver câncer caem pela metade comparado entre os que continuam fumando.

E passados 15 anos, o risco de doença cardíaca ou de morte por ela é semelhante ao das pessoas que nunca fumaram.

O número de fumantes no Brasil vem diminuindo a cada ano. As medidas para acabar com o vício como as proibições das propagandas, o aumento de preço dos cigarros e a proibição do fumo em locais fechados têm contribuído para essa queda.

IMPRENSA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.