terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia Mundial da Energia: confira dicas para economizar


Criado em 1981, numa iniciativa da Direção Geral de Energia (em Portugal), o Dia Mundial da Energia é comemorado em 29 de maio. Esta comemoração tem por finalidade sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia e a importância de preservar os recursos naturais.


Dicas

Muitos consumidores têm o hábito de dormir com a televisão ligada, usar lâmpadas incandescentes e abrir a geladeira diversas vezes em um curto espaço de tempo. Pode não parecer, mas atitudes como estas e muitas outras podem elevar, e muito, o consumo de energia elétrica dentro de uma residência.

Tomar banho com a água bem quente é bom. No entanto, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais energia do que se estiver na posição “Inverno”. Os consumidores devem evitar, ainda, deixar os equipamentos eletrônicos em modo stand by, pois eles também consomem energia. Se a casa ficar vazia por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar todos os aparelhos. O mesmo vale para aqueles que gostam de dormir com o televisor ligado. O ideal é programar o equipamento para desligar automaticamente por meio do timer.

Além dessas dicas, o gestor Executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler, orienta, ainda, a troca das lâmpadas e o aproveitamento da luz solar, quando o assunto é a iluminação de ambientes. “Mais duráveis e econômicas, as lâmpadas fluorescentes podem ser usadas na cozinha, garagem, área de serviço e em qualquer outro cômodo da casa. Além disso, durante o dia, evite deixar as luzes acesas, abra as janelas, persianas e cortinas. A economia será certa”, destaca Wetler.

Os consumidores devem ficar atentos também ao uso da máquina de lavar roupa e o ferro de passar. Se a máquina tem capacidade para bater até dez quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia. Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez. Além disso, comece pelas roupas mais leves até que o ferro esteja na temperatura ideal e quente para as demais peças. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor.

Em dias de muito calor, nada melhor do que usufruir de um ar-condicionado. Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e forçar a capacidade do aparelho.

Fonte: EDP Escelsa

Site de Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.