segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dono amarra cão em moto e o arrasta por 4 km, diz delegada em MS


Animal foi levado do bairro Aero Rancho até o CCZ de Campo Grande.
Suspeitos dizem que não sabiam que o bicho estava se machucando.


Um cão vira-lata foi amarrado em uma moto e arrastado do bairro Aero Rancho até o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na manhã desta segunda-feira, em Campo Grande, segundo boletim de ocorrência registrado por funcionários do órgão na polícia. A delegada responsável pelo caso, Suzimar Batistela, disse ao G1 que o bicho foi preso ao veículo por uma corrente e foi puxado por cerca de quatro quilômetros.

Segundo ela, o dono do animal, um homem de 57 anos, estava na garupa. A moto era guiada pelo genro, de 43 anos. Os dois prestaram depoimento na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat). Eles disseram à delegada que não correram e não sabiam que o cão estava se ferindo durante o trajeto.

De acordo com Suzimar, os dois suspeitos foram indiciados por maus-tratos e liberados. O CCZ deve encaminhar um laudo sobre o estado de saúde do bicho para ser anexado ao caso. Se forem condenados, os homens podem pegar até um ano de prisão ou serem condenados a alguma pena alternativa, como serviços comunitários.

Sofrimento
A médica veterinária do CCZ Ana Paula Nogueira disse ao G1 que o vira-lata está com ferimentos graves nas patas. “Foi horrível. O cão chegou aqui todo ensanguentado. A recepção do CCZ ficou tomada de sangue”, afirma.

Segundo ela, o cão está infestado de carrapatos e com sintomas de leishmaniose. “A patinha dele está em carne viva. Já medicamos, mas ele não consegue ficar em pé”, afirma Ana Paula.

“Ficamos horrorizados com o que aconteceu. Assim que eles chegaram, nós não deixamos eles [suspeitos] irem embora e chamamos a polícia. É um absurdo”, relata.

A diretora do CCZ, Júlia Maksoud, informou por meio de nota oficial que todos funcionários ficaram sensibilizados com a situação. Uma amostra de sangue do cão foi colhida e encaminhada para análise para confirmar a presença do vírus da leishmaniose.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.