segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caso Bruno: Ex-motorista arranca risos da plateia


Contagem (Minas Gerais) - O ex-motorista Clayton da Silva Gonçalves arrancou risadas do plenário durante depoimento, na tarde desta segunda-feira. O promotor questionou se a testemunha havia notado a presença da ex-amante de Bruno, a loura Fernanda Castro, em um bar após uma partida de futebol. Segundo Henry Castro, muitos dos presentes disseram ter visto “uma loira gostosa, peituda, coxuda”. “Como o senhor não notou?”. Clayton respondeu então: "Bruno tinha várias mulheres. E a única loura gostosa que conheço é a Fernanda", arrancando risos inclusive da ex-mulher do goleiro Bruno, Dayanne de Souza.

Clayton também arrancou sorrisos do goleiro Bruno, após dizer que bebe diversas vezes ao dia e que gosta de whiscky, cerveja e vodka. "Quando eu bebo não lembro de muita coisa", contou.

O ex-motorista é uma das cinco testemunhas de acusação e foi a primeira a falar nesta segunda-feira. Durante depoimento, Clayton disse que nunca trabalhou para o ex-goleiro do Flamengo e que era próximo de Macarrão, amigo de Bruno. Através de fotos, ele reconheceu Macarrão e Jorge, o menor na época do crime acusado de estar dentro do carro que transportou Eliza para o sítio em Minas Gerais.

Clayton confirmou, ainda, que Jorge o contou que Eliza Samudio havia sido jogada aos cachorros. E, que mais tarde, Jorge teria dito ao motorista: "Eliza já era!".

Logo no início, Clayton confirmou o depoimento prestado na delegacia, em julho de 2010. No entanto, ao ser questionado sobre dar conselhos para Bruno não matar Eliza, o ex-motorista afirmou não se lembrar. "Eu não dou conta de lembrar de coisas que falei há mais de dois anos", disse.

O promotor Henry Castro perguntou se Bruno estava bebendo no dia do jogo de futebol em Angra dos Reis. "Sim. Ele sempre bebia bastante", afirmou o ex-motorista.

A juíza Marixa Fabiane Rodrigues encerrou a sessão por volta de 19h30, após o depoimento de Clayton, que ficará retido a pedido do promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro.

Início com atraso

Depois de três horas de atraso e muita confusão entre os defensores dos réus, a magistrada instaurou a sessão de julgamento do caso Eliza Samudio, às 12h01 desta segunda-feira.

A magistrada estabeleceu prazo de 20 minutos para os advogados alegarem seus pedidos preliminares, alegando "respeito à pessoa humana", o que gerou revolta dos defensores e até críticas da OAB.

Advogado de Bola tumultua sessão

Mais cedo, Ércio Quaresma tumultuou o plenário. "Se ela (juíza) continuar, vai fazer o julgamento sozinha. Vou embora", ameaçou. O defensor alega que, desde a sua entrada no plenário, o direito de defesa dos réus está sendo cerceado pela magistrada. O advogado disse que pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Tenho a presença aqui de Luiz Flávio Gomes, não preciso de mais nada", disse Quaresma, referindo-se a um dos mais renomados criminalistas do País, que está presente na plateia do Tribunal de Justiça de Contagem.

Em sua última reclamação, Quaresma pediu que o tribunal disponibilize uma cópia da mídia usada durante o julgamento. O defensor alegou que precisa ter o equipamento disponível em seu computador para ter direito à defesa plena. A mídia solicitada pelo advogado é a transmissão em vídeo dos depoimentos dos réus e testemunhas.

Ele afirmou que, em ocasiões anteriores, a cópia não foi disponibilizada para a defesa. A juíza, por sua vez, afirmou que disponibilizou as imagens, de acordo com o direito de preservação de imagem das testemunhas. Caso quisessem, os advogados poderiam copiar tanto as filmagens dos interrogatórios dos réus, quanto das testemunhas. "Tem dois anos que o processo está em curso e a defesa poderia ter solicitado as imagens", afirmou, categórica, a juíza Marixa Fabiane, após nova tentativa do advogado de tumultuar o início da sessão.

Sete jurados que tinham conhecimento do processo e participaram da audiência anterior foram dispensados pela juíza. Ela alega que essas pessoas não podem participar do julgamento. Quaresma retrucou, pedindo a presença dos jurados. Ele prometeu recorrer ao Tribunal de Justiça de MInas Gerais, por meio de habeas corpus, contra a dispensa.

A magistrada então perguntou aos jurados, que participaram de outro júri que absolveu Bola, se eles estão aptos a participar do julgamento. Eles decidiram não participar e foram dispensados. A juíza anunciou ainda que cinco jurados pediram dispensa por motivos de saúde e trabalho. Os pedidos foram acatados por ela.

Quaresma sugeriu à juíza que autorizasse a transmissão ao vivo do julgamento, com objetivo de liberar alguns lugares na plateia ocupados por jornalistas. A magistrada, contudo, afirmou que uma equipe do Tribunal de Justiça está gravando a íntegra do julgamento e que os advogados terão acesso ao conteúdo posteriormente.

'Oramos e lemos a bíblia', diz noiva

Noiva de Bruno, a dentista Ingrid Calheiros chegou ao 2º Tribunal do Júri por volta das 8h04 desta segunda-feira. "Visitei ele (Bruno) ontem (domingo), oramos muito e lemos a bíblia. Se a justiça for feita, o Bruno vai ser absolvido. Não sei o que aconteceu com essa moça (Eliza). Jamais ficaria ao lado de um homem que fizesse tal coisa", afirmou Ingrid, que entrou no fórum acompanhada de advogados.

Creusa Aparecida, tia de Bruno, crê na absolvição do arqueiro. "A família tem esperança. A avó do Bruno é muito ligada a ele e está confiante que tudo vai dar certo. Encontramos conforto em Deus", disse. A movimentação é intensa no entorno do fórum, com a presença de curiosos e imprensa. Um forte esquema de segurança foi montado. Bruno vai responder por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

A ex-mulher de Bruno, Dayanne Souza, chegou ao fórum acompanhada do irmão. Ela é acusada de sequestro e cárcere privado de Bruninho. Visivelmente nervosa antes do início do julgamento, Dayanne disse que está bem e tentando manter a calma. Ela foi colocada em uma sala perto do plenário, para evitar o assédio da imprensa.

O Dia Online

Um comentário:

  1. CADEIA PRA ELES TODOS!
    DEFESA DE BANDIDAÇOS SEMPRE FAZENDO CONFUSÃO E FAZENDO TEATRO PARA GANHAR TEMPO!
    DRA.MARIXA PAU NELES! VAI EM FRENTE!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.