quinta-feira, 14 de julho de 2011

Família de Jean Charles entra na lista de possíveis

LONDRES - A família de Jean Charles de Menezes, o brasileiro morto em 2005 no metrô de Londres pela polícia, pode ter sido alvo dos grampos telefônicos do tabloide "News of the World", engrossando uma lista que já contava com celebridades, políticos, vítimas de atentados terroristas e até parentes de soldados britânicos mortos no Afeganistão e no Iraque.

Em carta destinada nesta quinta-feira a, entre outros, o primeiro-ministro David Cameron e ao vice Nick Clegg, a família do brasileiro diz que o telefone de Alex Pereira, primo de Jean Charles, foi encontrado na lista de possíveis alvos de grampo do investigador particular Glenn Mulcaire, preso em 2007 por escutas ilegais e que trabalharia para o tabloide.

A família Menezes diz que um número significante de informações confidenciais relacionadas ao caso foi parar no tabloide e cobra de Cameron uma investigação profunda sobre o que pode ter ocorrido. Advogados do caso também teriam sido grampeados.

"É uma intromissão flagrante e injustificável da privacidade da nossa família e uma tentativa deliberada de restringir o nosso direito de reparar a morte ilegal de nosso primo", diz o texto, assinado por três primas de Jean Charles.

Ex-diretor do tabloide é preso

O ex-editor-executivo do "News of the World" Neil Wallis, que deixou o tabloide em 2009, foi preso nesta quinta-feira por ligações com os grampos. É a sétima prisão relacionada ao caso dos últimos dias.

Pouco depois, a ex-editora do jornal e executiva-chefe da News International, Rebekah Brooks, afirmou que vai comparecer à audiência da próxima terça-feira, dia 19, no Parlamento.

O ex-diretor foi preso em sua casa em Londres e foi interrogado sob suspeita de conspirar para interceptar ligações. Wallis trabalhou como subeditor do "News od the World" em 2003, junto com Andy Coulson, ex-editor do tabloide e ex-diretor de comunicações de David Cameron.

Rebekah e seu chefe, o magnata australiano Rupert Murdoch, foram convocados a depor no Comitê de Cultura, Mídia e Esportes. Murdoch divulgou que não vai participar da reunião. James Murdoch, seu filho, concordou em comparecer no próximo dia 10 de agosto.

O magnata australiano não sugeriu uma data alternativa para seu depoimento, afirmando apenas que "não estava disponível" na próxima terça-feira, mas que está "totalmente preparado" a prestar esclarecimentos em um futuro inquérito judicial.

O Globo

Um comentário:

  1. Muito parecido com o q estavam procurando não acham?
    Brincadeira dessa gente, não assumem o erro!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.