quarta-feira, 13 de julho de 2011

Médicos do Sorriso levam alegria a pacientes do SUS em Caxias do Sul


Grupo inspirado no trabalho do americano Patch Adams conta com 11 atores

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Geral de Caxias do Sul, na Serra, estão recebendo uma trupe que espalha alegria por onde passa. São os palhaços do projeto Médicos do Sorriso, que agora chegam ao HG, depois de levar seu atendimento humanizado a cerca de 90 mil pacientes da rede privada hospitalar.

O grupo surgiu em 2004, em Caxias, por meio de um trabalho piloto iniciado no Pronto-Socorro da Unimed Nordeste-RS. A trupe é composta por 11 atores com formação em teatro e arte clownesca.

Mentor da proposta, o ator Davi de Souza conta que a ideia de utilizar o riso como amenizador de diversas patologias foi inspirada no trabalho do médico norte-americano Hunter “Patch” Adams, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos, e nos Doutores da Alegria, que há 20 anos atuam junto a crianças hospitalizadas no Centro, Norte e Nordeste do país.

A Unimed Nordeste-RS, que custeia o valor integral das atividades em seu hospital, é a patrocinadora do projeto também no HG, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) — Secretaria Municipal da Cultura. A ação terá duração até 20 de setembro e depende de novos apoios para ter continuidade.

PIONEIRO

Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.