terça-feira, 24 de abril de 2012

Professoras motivam leitura em família


Na Escola CAIC, em Ponta Grossa, alunos são incentivados a ler o jornal com seus pais e juntos discutirem os temas mais relevantes. O resultado ficou exposto em mural

Como forma de integrar escola e família através da leitura do jornal, e ainda desenvolver a criticidade, ampliando o conhecimento de mundo de seus alunos, a professora da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC Ponta Grossa), Andréa Siqueira Hass, realizou um trabalho de interpretação e reflexão de notícias com o 'Grupo Pantera Negra' – turma do 4º ano A. “Expliquei o que era manchete, mostrei as notícias e esclareci sobre a divisão das informações no texto. Feito isso, propus que, ao chegar em casa, todos fizessem a leitura das notícias com os pais e, em família, escolhessem a mais importante e trouxessem, por escrito, a opinião dos pais sobre o assunto”, explica Andréa. A educadora comenta que notou uma participação mais efetiva dos familiares no processo educativo, estreitando os laços com a escola. A atividade também ajudou para aperfeiçoar a escrita, a interpretação textual e aprimorar a desenvoltura dos jovens na hora de expressar a opinião.
Já nas turmas do 5º ano, as professoras Adriane de Carvalho, Janaina da Silva, Neide dos Santos e Rosemeire Nabozny, uniram o jornal às disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia com o objetivo de desenvolver um olhar crítico mediante os problemas da sociedade. As educadoras também conseguiram envolver a família nas atividades escolares.
“A leitura da notícia ‘Câmara fará audiência para discutir projetos’, publicada em 17 de abril no JM, chamou a atenção das turmas, pois já haviam lido a respeito em edições anteriores e o assunto já estava causando polêmica entre eles. Todos tinham algo a dizer. Então, sugerimos o trabalho em conjunto com os pais e percebemos como essa participação familiar foi importante para eles, era visível a alegria quando iam expor a opinião dos pais”, lembram as educadoras.
Ser feliz na sociedade
Alunos refletem sobre a felicidade
O 'Grupo Esquilo', formado por alunos do 4º ano B do CAIC, trabalharam o tema ‘O homem e a sensação de felicidade’ após terem a informação: ‘Agenda Rio + 20: Movimentos sociais querem incluir a felicidade na agenda’, publicada dia 17 de abril no JM. A leitura do texto e o contato com as diferentes linguagens do jornal possibilitaram a reflexão sobre o que é felicidade. O trabalho aconteceu nas aulas das professoras Gláucia Colesel e Lucimar Nowakoski. “Discutimos o que se entende por ‘felicidade do cidadão’, enumerando situações que atualmente interferem na vida do homem para a conquista da tão sonhada felicidade, apontando o excesso de trabalho como o maior entrave para se chegar a esse estágio”, explicam as educadoras. Os alunos expuseram sua opinião sobre os possíveis vilões que impedem a construção da felicidade através de textos e charges.

Jornal da Manhã

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