sábado, 28 de abril de 2012

Por que os pais de Madeleine não perdem a esperança


Há uma série de casos de crianças e adolescentes desaparecidos e encontrados vivos anos depois

Quatro anos depois do desaparecimento da menina Madeleine McCann, a Scotland Yard afirmou que existe uma possibilidade de a menina estar viva. Os britânicos solicitaram às autoridades policiais portuguesas que reabram as investigações da história. Um sopro de esperança para Gerry e Kate McCann, pais da garota? Talvez. Há casos de crianças e adolescentes desaparecidos e encontrados vivos anos depois - embora muitos deles tenham passado por momentos trágicos (ver quadro abaixo).

Madeleine tinha 5 anos quando sumiu durante uma viagem com os pais a Portugal - hoje, ela estaria com 9 anos. O próprio inspetor da Scotland Yard, Andy Redwood, deu esperança à família na semana passada. "Não são raros os casos de jovens sequestrados e encontrados tempos depois", afirmou. "E não se pode descartar que Madeleine foi raptada por um estranho."

Independentemente do alívio da família, o possível retorno de Maddie também pode representar a retomada de um doloroso ciclo de ansiedade para os McCann. "A real possiblidade de reencontro pode atuar como um novo fator de stress", explica a psicóloga Denise Diniz, coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida e Controle de Stress da Unifesp. "Ainda mais porque a situação jé mexeu com a identidade daquele núcleo familiar."

Para Denise, o "luto sem corpo", ou o desaparecimento de um ente querido por tempo indeterminado, pode ser até mais doloroso que a própria morte da pessoa. "É triste, mas fundamental que enterremos nossos mortos. Quando a família passa pelo stress de perder um parente para o desconhecido, passa a viver em um velório constante, uma esperança que pode gerar muita ansiedade e uma expectativa exagerada", afirma.

Relembre casos de crianças que sumiram e reapareceram anos depois:
O jovem do Missouri foi sequestrado em 2002, aos 11 anos de idade, e encontrado cinco anos depois vivendo com seu captor, Michael Devlin, de 41 anos, a poucos quilômetros da casa de sua família. Aparentemente, Shawn tinha liberdade para sair à rua, fazer amigos e acessar telefone ou internet.

Pedro Braule Pinto
Foi sequestrado no dia 21 de janeiro de 1986, apenas 12 horas depois do nascimento em uma maternidade em Brasília. Registrado como Osvaldo Borges Jr., o garoto foi criado em Goiânia por Osvaldo Borges e Vilma Martins da Costa. Sua vida mudou drasticamente em 2002, quando descobriu que Vilma não era sua mãe biológica e, sim, sua sequestradora.

Natascha Kampusch

Veja

Um comentário:

  1. A Madeleine morreu, não existe um única evidencia que tenha sido raptada. Porque é que não lê os ficheiros da investigação da PJ, que se encontram sobejamente espalhados pela internet, em vez de ter peninha de um casal que negligenciou os filhos? Todas as noites o casal deixou 3 crianças, com menos de 4 anos - a Maddie com 3, os gémeos com 1 - abandonados, mesmo depois de as crianças terem passado duas noites a chorar aos berros. Está tudo no processo. Leia-o e deixe-se de merdas!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.